Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Copa do Mundo 2018

Sorteio dos grupos da Copa 2018 começa ao meio dia desta sexta-feira

Jogadores, técnicos e torcedores de 32 seleções conhecerão caminhos diferentes que levaraá apenas uma delas ao destino final

1 Dez 2017 - 07h34Por G1

A partir das 12h (MS) desta sexta-feira, dia 1º de dezembro, sua imaginação estará liberada para voar. A edição de 2018 da Copa do Mundo, esse torneio que os amantes do futebol aguardam ansiosamente por quatro anos, ganhará uma cara. O sorteio dos grupos vai revelar quem joga contra quem, quando e onde. Jogadores, técnicos e torcedores de 32 seleções conhecerão caminhos diferentes que levaraá apenas uma delas ao destino final: erguer o troféu mais cobiçado.

Em Moscou, capital da Rússia, país-sede do próximo Mundial, a tabela será definida num evento que deve provocar fortes reações: a Espanha, uma das favoritas, enfrentará qual cabeça-de-chave? Vem daí um grupo da morte? Argentina e Portugal, dos supercraques Messi e Cristiano Ronaldo, vão precisar superar que adversários para avançar?

E, logicamente, o Brasil? Quem estará no caminho de Neymar, Tite e companhia, na busca pelo hexacampeonato? Quais serão os dias em que o país vai se reunir para torcer pela Seleção?

Com performances musicais, apresentação da jornalista russa Maria Komandnaya e do ex-jogador inglês Gary Lineker, e o auxílio de oito ícones do futebol mundial, além da presença de Miroslav Klose, atacante alemão aposentado que bateu o recorde de gols das Copas na edição do Brasil, em 2014, o sorteio terá, essencialmente, o procedimento de sempre. Mas com algumas novidades.

No palco, estarão 12 potes: de um lado, oito deles representarão os grupos, de A a H; do outro, mais quatro, onde estarão as bolinhas com os nomes das seleções.

As seleções do pote 1 são as cabeças-de-chave, e apenas a Rússia, anfitriã, já tem um grupo estabelecido. Ela ficará no A. Portanto, o primeiro ato do sorteio será direcionado: separar o país-sede em sua respectiva chave. Depois, todas as outras seleções do pote 1 serão sorteadas e vão encabeçar cada um dos grupos seguintes: B, C, D, E, F, G, até o H.

Será a vez do pote 2, e aí podem começar a aparecer restrições. O regulamento do sorteio impede que países da mesma confederação se enfrentem na primeira fase, com exceção dos europeus. As 14 seleções do Velho Continente se dividirão da seguinte forma: serão seis grupos com duas, e dois grupos com uma em cada.

Se, por exemplo, uma seleção sul-americana do pote 2 (Peru, Colômbia ou Uruguai) for sorteada para uma chave que já tenha Brasil ou Argentina, ela será automaticamente direcionada para a chave seguinte. O mesmo processo se repetirá com asiáticos, africanos e países da Concacaf.

Esse direcionamento também servirá para os europeus. Como só pode haver uma ou duas seleções do continente em cada grupo, se a Suécia, do pote 3, for sorteada para enfrentar Portugal (pote 1) e Croácia (pote 2), por exemplo, também será encaminhada para a chave seguinte.

Outro ponto importante: sempre que uma seleção dos potes 2, 3 ou 4 for sorteada, em seguida, um assistente também sorteará qual será sua posição. Exemplo: se a Tunísia cair no Grupo F, as bolinhas vão determinar se ela será F2, F3 ou F4, o que interfere em sua tabela de jogos.

Os auxiliares serão o brasileiro Cafu, o argentino Diego Maradona, o uruguaio Diego Forlán, o francês Laurent Blanc, o inglês Gordon Banks, o italiano Fabio Cannavaro, o espanhol Carles Puyol, e e o russo Nikita Simonyan, ídolo do futebol local.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
Blackjack online
Blackjack online: Que não passe dos 21
FOTO: ADÉLIO FERREIRA / BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL - COPA VILA BRASIL
Escola Vila Brasil promoveu a 1ª Copa da Vila com êxito e premia campeões em Fátima do Sul
Images.pexels.com JOGOS ONLINE
Uma Viagem pelos Diferentes Modos de Diversão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS