Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Hemodialise

Falta de transporte a pacientes renais gera protesto em Dourados

Atualmente o transporte dos pacientes é realizado em carros pequenos, com dois motoristas que trabalham nos três turnos, isto é, de manhã, tarde e noite.

13 Dez 2017 - 07h02Por Dourados News

Pacientes renais crônicos de Dourados que dependem do transporte público por parte do Município para realizar o tratamento em clínica da cidade, realizaram na manhã desta terça-feira (12), um protesto na Secretaria Municipal de Saúde, reivindicando a melhoria nos carros e que os mesmos não sejam tirados.

A manifestação é decorrente da informação repassada a eles de que pontos de ônibus seriam criados e os carros e vans que atualmente atendem os renais, seriam retirados de circulação.

Porém, conforme Weslei Queiroz, assessor de comunicação da Secretaria de Saúde, os pontos de ônibus serão criados, porém, como forma de auxílio aos que necessitam de atendimento.

“Os carros vão continuar buscando e levando esses pacientes, os pontos de ônibus solicitados à Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), servirá para quem não quer esperar muito, tanto para ir à clínica, voltar para casa”, disse ao Dourados News.

José Feliciano de Paiva, presidente da Associação de Renais Crônicos de Dourados (Renasul), concorda que a alternativa ajudará na mobilização, mas pontua sobre o direito do paciente ser buscado e levado em casa.  

“Essa alternativa ajudará na mobilização dos pacientes, mas há uma lei federal que garante que cada renal crônico tenha à sua disposição um carro que o busque em casa e depois do tratamento, leve-o de volta”, destacou.

O paciente Cléberson Hugen Pereira faz hemodiálise há um ano e diz ser contra a alternativa. “Essa medida é ilógica, pois às vezes, terminamos a hemodiálise e passamos mal, então não temos condições de caminhar até ao ponto de ônibus, esperar cerca de duas horas e ainda caminhar, no meu caso, cinco quadras para chegar em casa”, afirma ele, que mora no Jardim Novo Horizonte, região Oeste de Dourados.

Atualmente o transporte dos pacientes é realizado em carros pequenos, com dois motoristas que trabalham nos três turnos, isto é, de manhã, tarde e noite. Outra reivindicação é que seja investido na manutenção das duas vans que, de acordo com Cléberson e demais pacientes, estão quebradas.

“Ao invés de gastarem com ponto de ônibus, poderiam investir nas vans que estão sucateadas e que faz o trabalho mais rápido, pois cabe mais pacientes”, conclui.

De acordo com a Secretaria de Saúde, apenas uma van está em manutenção, aguardando chegar uma peça, a outra continua atendendo aos pacientes normalmente. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

UNIGRAN DOURADOS
Publicidade e Propaganda aborda 'Arte e Emoção' na profissão durante Sincom 2024
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Sustentabilidade é foco da 15ª Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na Notícia DOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social) LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho