Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 28 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Acordo de patentes reduzirá custos de medicamentos para Aids

15 Dez 2009 - 17h17Por Terra

A agência internacional de financiamento à saúde, Unitaid, aprovou um projeto para tornar o tratamento da Aids mais amplamente disponível em países pobres através de um chamado "pool de patentes" para os medicamentos,informou a iniciativa que conta com patrocínio francês.

O "pool de patentes" para o tratamento de Aids disponibilizará medicamentos novos por preços menores aos países de baixa e média renda, e poupando mais de 1 bilhão de dólares ao ano, disse a agência na segunda-feira. A Unitaid (sigla em inglês) é uma agência internacional para a compra de medicamentos contra Aids, tuberculose e malária.

O pool de patentes poderá disponibilizar, de forma sistemática, licenças aos fabricantes de genéricos, reduzindo preços e facilitando a combinação de medicamentos de diferentes empresas em uma dose fixa ou em pílula única.

"A Unitaid colocou em prática um mecanismo em que os avanços da medicina sirvam para os pobres, e ao mesmo tempo compense companhias por compartilharem suas tecnologias", explicou o presidente da Unitaid, Philippe Douste-Blazy.

Medicamentos patenteados são muitas vezes caros demais para pessoas em países em desenvolvimento, pois leis de propriedade intelectual e comércio impedem que fabricantes de genéricos nesses países fabriquem versões mais baratas.

Com a Aids, esse problema acrescenta ao fato de que pessoas infectadas pelo vírus do HIV podem desenvolver resistência ao tratamento e necessitam de medicamentos novos, caso os remédios originais pararem de funcionar.

O pool de patentes permitirá que fabricantes de medicamentos genéricos produzam versões mais baratas dos novos medicamentos amplamente patenteados, ao criar um sistema em que os donos de patentes podem licenciar suas tecnologias em troca de royalties, explicou a Unitaid.

Isso estimulará a competitividade e diminuirá os preços de novos medicamentos, disse a agência.

A Unitaid disse ter trabalhado com a Gilead, Tibotec, Merck e a Sequoia Pharmaceuticals, além de outras empresas no projeto.

A Unitaid identificou 19 produtos de nove empresas para potencial inclusão no pool.

O pool contribuirá para o desenvolvimento de combinações de dose fixa que misturam medicamentos de diversas fabricantes em um único tratamento, explicou. Comprovação clínica sugere que essas combinações são a melhor maneira para que os pacientes recebam tratamento seguro e eficaz, mas patentes têm criado barreiras para o desenvolvimento dessas combinações.

A Unitaid irá fornecer fundos iniciais de até 4 milhões de dólares no próximo ano para criar uma agência de licenciamento para administrar o pool, e que começará as operações em meados de 2010.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Eduir Nunes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FOTO: JORNAL DA NOVAACIDENTE FATAL
Motociclista morre e mulher fica ferida em acidente na BR-376
(Redes sociais)DESPEDIDA
Familiares lamentam morte de casal em acidente; 'Sua sonhada moto veio e a mesma nos tirou você'