Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 28 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Agosto deste ano é o mais quente de quatro décadas

14 Ago 2006 - 07h54
Nos últimos dias, a temperatura máxima em Campo Grande alcançou 36º, batendo recorde histórico, conforme levantamento do gestor técnico do Centro Estadual de Monitoramento do Tempo (Cemtec), Natálio Abrahão Filho. Mas o calor não trouxe as chuvas de verão, mantendo as outras principais características do inverno, a estiagem e a baixa umidade relativa do ar.
Conforme Abrahão Filho, este é o mês de agosto mais quente desde 1961, quando começaram a ser feitos os monitoramentos do clima em Mato Grosso do Sul. "36º não é normal para agosto", assegurou, informando que é de 4 a 5 graus superior à média histórica, de 30º a 31º. Até este ano, o mês de agosto mais quente foi registrado em 1999, quando as temperaturas máximas ficaram em torno de 34º.
E as temperaturas deverão continuar altas, conforme previsão do Cemtec, embora o inverno só termine em 22 de setembro, com a chegada da primavera. Para Natálio Abrahão Filho, o mês de agosto deste ano é "totalmente atípico".
SECO
Na semana passada, a umidade relativa do ar manteve-se em torno de 20%. Na sexta-feira passada, por exemplo, Campo Grande registrou 19% de partículas de água na atmosfera, o menor índice do País entre as 27 capitais e entre os municípios monitorados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O clima seco e a longa estiagem são característicos do inverno, que está terminando praticamente sem o tradicional frio.
O calor aumenta a sensação de mal-estar do tempo seco. Isto explica os recordes no atendimento de pacientes com problemas respiratórios na rede pública de saúde, que vem superando em 50% o número realizado em igual período do ano passado. Além de problemas respiratórios, a baixa umidade do ar é propícia para a propagação da conjuntivite, catapora e alergias. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) vem orientando a população a ingerir bastante líquidos, ingerir alimentação leve e manter a pele hidratada.
CHUVISCO
O sul-mato-grossense terá alívio temporário por aproximadamente três dias. Segundo previsão do Cemtec, frente fria chegará na terça-feira ao Estado, causando chuva na região sul e chuviscos em Campo Grande. A quantidade de chuva será muito pequena e não será suficiente para interromper o longo período de estiagem.

 

Sul News


Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Eduir Nunes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FOTO: JORNAL DA NOVAACIDENTE FATAL
Motociclista morre e mulher fica ferida em acidente na BR-376
(Redes sociais)DESPEDIDA
Familiares lamentam morte de casal em acidente; 'Sua sonhada moto veio e a mesma nos tirou você'