Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 6 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Alckmin espera receber apoio de Itamar Franco em MG

15 Jul 2006 - 10h36

O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, espera receber na próxima semana o apoio oficial do ex-presidente Itamar Franco (sem partido) à candidatura dele, segundo revelou ontem o candidato a vice na chapa de Alckmin, José Jorge (PFL-PE). Itamar foi na última eleição o primeiro governador de Estado não-petista a anunciar o apoio dele ao candidato do PT Luiz Inácio Lula da Silva. Dessa vez, Itamar optou por apoiar Alckmin por ter sofrido duas derrotas para o PMDB aliado a Lula que acabaram o levando a deixar o partido.

Primeiro, Itamar viu derrotada a tese de candidatura própria à Presidência do PMDB -se lançara candidato após uma reunião com o ex-ministro José Dirceu e foi visto por alguns como instrumento do Planalto contra o outro pré-candidato, Anthony Garotinho. Depois, embora liderasse as pesquisas, foi alijado pelo PMDB mineiro na disputa por uma vaga ao Senado pelo partido em Minas -a legenda decidiu apoiar o ex-governador Newton Cardoso, em um evento que contou com o vice-presidente José Alencar (PRB).

O apoio de Itamar deve ser anunciado em viagem que Alckmin fará a Minas na próxima semana. Na ocasião, o tucano deve se encontrar também com o governador Aécio Neves (PSDB), mas somente após às 17h - para que Aécio, que concorre à reeleição, não seja acusado de fazer campanha no horário do expediente. Itamar não será o único a manifestar apoio a Alckmin nos próximos dias. Em reação ao jantar oferecido por Lula ao PMDB governista, a ala da sigla alinhada ao tucano decidiu realizar um ato público de apoio a ele, dentro de duas semanas.

A manifestação está sendo organizada pelo presidente e pelo segundo-vice-presidente do PMDB, respectivamente Michel Temer (SP) e Eliseu Padilha (RS). Jarbas Vasconcelos (PE) será o anfitrião, em Recife. Temer e Padilha combinaram a estratégia com o próprio Alckmin, em reunião na quarta-feira. Os três combinaram a divulgação de um manifesto. Alckmin se comprometeu a incorporá-lo ao programa de governo dele.

A idéia do PMDB pró-Alckmin é marcar uma diferença em relação aos partidários de Lula. Pretende-se passar a impressão de que o primeiro grupo baseia o apoio dele numa agenda programática, enquanto o segundo busca cargos. Os peemedebistas levaram a Alckmin uma planilha com a posição dos diretórios do partido nos Estados. Dez diretórios estaduais estariam fechados com Lula; dez seriam favoráveis a Alckmin. E sete constam da lista como indecisos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação

Mais Lidas

Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Simone Mendes confirma presença no 37° aniversário de Vicentina veja o vídeo
COMPROMISSO COM MS
Em exposição agropecuária de Glória de Dourados, governador reforça compromisso com municipalismo
Tereré é tradição em MS (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)TERERÉ
Tereré é paixão sul-mato-grossense, mas vale ingerir apenas a bebida com termômetros acima dos 35&or