Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 30 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Aldeias poderão ter acesso gratuito à Internet

18 Nov 2009 - 17h41Por Fátima News, com Assessoria

Projeto do Ministério da Integração Nacional poderá

 

 beneficiar as Dourados com três unidades do  “Quiosque Cidadão”

 

 

 

As aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados, poderão ser beneficiadas com a implantação de pelo menos duas unidades do Projeto “Quiosque Cidadão”, do Ministério da Integração Nacional. A viabilidade foi atestada pelo representante do Ministério, André Wogel, que esteve em Dourados no último sábado (14) visitando os locais apontados pelo deputado federal Geraldo Resende (PMDB) para receberem o benefício. Na sexta, Wogel esteve, juntamente com assessores do deputado, visitando também a Aldeia Amambai, em Amambai e a Fazenda Itamarati, em Ponta Porá , que também poderão ser beneficiadas com a proposta.

 

 

Especificamente em Dourados, o projeto poderá ser implantado nas escolas “Guateka”, situada na Aldeia Jaguapiru, recém inaugurada pelo governador André Puccinelli e na Escola Araporã, na Aldeia Bororó. Os dois locais, além de possuírem uma estrutura mínima para abrigar os computadores, também são pontos de acesso de um grande número de pessoas.

 

 

Segundo André Wogel, a implantação das unidades nesses dois locais depende, ainda, de ajustes que deverão ser feitos pelo Estado ou pelo Município nos prédios que poderão abrigar os quiosques. Ao final da visita, o representante do Ministério da Integração se comprometeu em fazer um relatório da situação encontrada e discutir, no Ministério e com o deputado Geraldo Resende, o que precisa ser feito para a concretização do projeto.

 

 

O que é

 

 

O Quiosque Cidadão é um projeto do Ministério da Integração Nacional que visa reduzir as desigualdades sociais por meio da inclusão digital imediata e oferta, para a população local, de alguns serviços, sendo o principal deles o acesso gratuito à Internet.

 

 

Cada Quiosque Cidadão conta com quatro computadores conectados à Internet, que trabalham com software livre. Os equipamentos são doados por órgãos públicos e recebem os ajustes necessários com recursos da Secretaria de Desenvolvimento do Centro Oeste, do Ministério da Integração Nacional (SCO). O projeto também treina funcionários escalados pelas prefeituras para orientar o uso dos terminais pelos cidadãos.

 

 

“O projeto Quiosque Cidadão, visa à inclusão digital de comunidades carentes. Nós instalamos computadores conectados à Internet banda larga em bibliotecas públicas, escolas ou em outros espaços públicos. O sistema computacional conta com softwares livres educativos, tais como os relativos ao meio ambiente, relacionamento racial, direitos e deveres do cidadão, prevenção às drogas, alcoolismo e doenças sexualmente transmissíveis, guia de profissões, entre outros”, explica André Wogel.

 

 

Para o deputado Geraldo Resende a proposta é fantástica. “Ao lutar para que as aldeias tenham acesso à Internet gratuita, estamos fazendo nossa parte no sentido de propiciar condições para o acesso à educação, ao esporte, ao lazer e à informação à comunidade indígena, como alternativa de combate à violência”, salientou.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus

Mais Lidas

ANA CASTELA - A BOIADEIRA - FOTO: Instagram @anacastelacantoraJATEÍ - BOIADEIRA CONFIRMADA
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do amigo Arnaldo Nardon, família informa sobre velório e sepultamento
FOTO: TOP MÍDIA NEWS / REPÓRTER TOPCRIME EM MS
Mulher mata jovem a facadas em festa familiar em MS