Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 6 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

André chama Tetila para solucionar crise de hospital

9 Jul 2007 - 04h40
O governador André Puccinelli (PMDB) e o prefeito de Dourados, Laerte Tetila (PT), se reúnem hoje às 9h, em Campo Grande, para discutir uma solução para a crise envolvendo o município e o Hospital Evangélico. No dia 28 de junho, o hospital obteve na Justiça o direito de suspender, em 120 dias, o atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) por reclamar de defasagem na verba repassada pela prefeitura.

Ontem de manhã em Fátima do Sul, Puccinelli afirmou ao Diário MS que hoje é a última chance de se estabelecer um acordo e ameaçou impor sanções à prefeitura por não cumprir o papel de gestor pleno na área de saúde. O governador foi a Fátima do Sul para assistir ao desfile em homenagem aos 44 anos do município (leia reportagem sobre o aniversário da cidadã na capa do Caderno Região).

“Vamos resolver o problema, apesar de a obrigação ser da Prefeitura de Dourados, que assim como outros sete municípios do Estado tem gestão plena na área de saúde e recebe recursos diretos do Ministério da Saúde”, afirmou o governador em entrevista exclusiva ao Diário MS. “É bom que se diga que a obrigação é da Prefeitura de Dourados”, repetiu.

André contou que na primeira reunião sobre a crise dos hospitais de Dourados (Evangélico e Hospital Universitário), realizada em maio, o governo se dispôs a repassar R$ 150 mil mensais ao HU e uma ajuda mensal de R$ 100 mil ao Hospital Evangélico. “Embora a responsabilidade seja da prefeitura, entendemos que devemos fazer parceria e propomos ajudar, a pedido do deputado federal Geraldo Resende, do deputado estadual José Teixeira e do senador Valter Pereira”, afirmou.

BRIGA BOBA

André disse que apesar da ajuda oferecida pelo Estado, o acordo não foi fechado devido a uma “briga boba” do Hospital Evangélico com a prefeitura. “Tem um imbróglio entre o Evangélico e a municipalidade. Não sei quem tem razão, mas é possível resolver”, declarou.

André informou que, além de Tetila, foram chamados para a reunião de hoje o secretário municipal de Saúde, João Paulo Esteves, o superintendente do Hospital Evangélico, Paulo Nogueira, a diretora do Hospital Universitário, Dinaci Ranzi, e os parlamentares que representam o município na Assembléia e na Câmara dos Deputados. O secretário municipal de Governo, Wilson Biasotto, confirmou que a reunião com do prefeito com o governador está agendada para hoje às 11h.

Em vários momentos da entrevista, o governador reafirmou que a responsabilidade é do município, que recebe recursos do Tesouro do Estado através da contratualização para investir na saúde. André disse que vai cobrar da prefeitura o compromisso firmado com o hospital e reafirmar ao Evangélico que o Estado garante a verba prometida.

“Se assim não ocorrer [fechamento do acordo na reunião de hoje], irei a Dourados e chancelarei as sanções a quem de direito; ao gestor pleno que não cumpre suas obrigações, se constatarmos isso, ou aos hospitais, que aceitam fazer [prestar os serviços] e não cumprem”, prometeu André Puccinelli.
 
 
 
 
Diário MS

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Prefeitura Municipal de Fátima do Sul Ajude
Solidariedade em Ação: Fátima do Sul mobiliza ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Ajude
Prefeitos da região se unem em solidariedade as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí

Mais Lidas

Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
Entretenimento
Simone Mendes confirma presença no 37° aniversário de Vicentina veja o vídeo
COMPROMISSO COM MS
Em exposição agropecuária de Glória de Dourados, governador reforça compromisso com municipalismo
Tereré é tradição em MS (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)TERERÉ
Tereré é paixão sul-mato-grossense, mas vale ingerir apenas a bebida com termômetros acima dos 35&or
FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana