Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 8 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

André quer candidato do PMDB a vice-governador

5 Dez 2009 - 10h15Por Mídia Max

O governador André Puccinelli (PMDB) disse nesta manhã que gostaria de disputar a reeleição no ano que vem tendo como candidato a vice um nome do PMDB. “Se prevalecer a minha vontade, a vontade do André que tem um voto na Executiva, o PMDB terá o governo e a vice. Os outros [partidos aliados] terão outros cargos na coligação”, declarou.

 

A frase foi uma resposta ao questionamento sobre a possibilidade do seu grupo disputar a eleição em uma chapa pura. O governador nega que o PMDB tenha tal pretensão. “Chapa pura não vai existir. Em um sistema pluripartidário se faz coligações e vão ser feitas”, assegurou.

 

Porém, o desenho de chapa feito hoje pelo governador reserva apenas uma vaga ao Senado na composição majoritária aos partidos aliados. As outras três, de governador, vice e a segunda de senador ficariam com o PMDB.

 

Nesta manhã, o governador entregou materiais para fanfarras de 13 cidades, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande. No local, ele se permitiu especular sobre a composição de sua chapa nas eleições de 2010 e revelou que pretende incluir Três Lagoas e Dourados na majoritária.

 

Disse que o candidato a vice precisa ser de uma cidade com grande número de eleitores e revelou que há nomes de Três Lagoas, fortemente cotados para fazer a parceria com ele. Questionado se não estaria se referindo a prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet que é do PMDB, André não chegou a descartar, mas apontou dificuldades.

 

“Eu acho que seria difícil ela renunciar a prefeitura para disputar as próximas eleições”, mencionou. Simone é um nome corriqueiramente lembrado para a vaga de vice, mas sempre negou que houvesse qualquer negociação concreta sobre a participação dela na chapa de André.

 

Porém, conforme o governador, a vice prefeita de Simone, Márcia Moura, também do PMDB, está cotada para a vaga. Estaria ainda em avaliação uma empresária de Três Lagoas. O governador manteve sigilo sobre o nome, mas esboçou preferência pela indicação de uma mulher para a vaga. “Tem 67% de chances de ser mulher”, disse.

 

Entretanto, o governador deixou claro que, por hora, todos os nomes cogitados estão no campo das hipóteses. A definição, segundo ele, caberá às pesquisas.

 

Como se sabe, foi deflagrado na base de sustentação política do governador na Assembleia, um movimento para indicar o vice de André. O governador não desmereceu a intenção dos deputados, mas esclareceu que ela só dará resultado se estiver em sintonia com a vontade popular.

 

“Ninguém está descartado, nem Jerson [presidente da Casa], nem Akira [deputado estadual], nem ninguém. Eu vou fazer o que o povo disser através das pesquisas”, salientou.

 

Portanto, seguindo o raciocínio de André, não está descartada a possibilidade de Dourados ser inserido na chapa novamente com o candidato a vice. Atualmente, o vice de André é Murilo Zauith (DEM), de Dourados.

 

“Nada é obrigatório. Se o vice for de Dourados, o senador pode ser de Três Lagoas”, disse.

 

Atualmente, Murilo Zauith, se apresenta como pré-candidato ao Senado, um antigo sonho. De fato, o governador deu a entender que tal projeto pode se concretizar, pois está propenso a destina a vice para o PMDB.

 

Partidos aliados

 

A chapa desenhada por André Puccinelli nesta manhã, não chega a ser pura, mas é quase, uma vez que das quatro vagas da majoritária ficaria com os aliados. “Só digo uma coisa a chapa não é impura”, brincou.

 

Ele afirma que está deixando sim espaço suficiente aos partidos aliados ao oferecer uma vaga de senador e ainda a possibilidade de indicar dois suplentes de senador.

 

Sugeriu ainda que pode haver um revezamento entre senador e suplente para acomodar os partidos aliados nos espaços de poder. “Pode ser que o titular fique seis anos e o suplente dois”, mencionou, lembrando o caso do senador Valter Pereira que foi suplente de Ramez Tebet.

 

Valter, aliás, enfrenta disputa interna no PMDB para ficar com a vaga ao Senado. Ele concorre com o deputado federal, Waldemir Moka (PMDB). As prévias marcadas para 7 de março escolherão um dos dois.

 

André mencionou que é bom em mexer a peças no tabuleiro político, portanto, conseguirá acomodar os aliados sem dificuldades. O governador tem no seu leque de aliados, além do DEM, PSDB, PPS, PR e outros.

 

No desenho feito hoje, em momento nenhum, o governador incluiu os petistas, numa demonstração de que já considera a aliança inviável no Estado. No dia 13, os petistas farão evento festivo para lançar a candidatura de Zeca do PT ao governo e do senador Delcídio à reeleição.

 

Pesquisa para rir

 

Ainda no evento desta manhã, o governador comentou a pesquisa divulgada na tarde de ontem pelos petistas. Em um cenário simulado André e Zeca aparecem empatados com 38% das intenções de voto para o governo do Estado.

 

Arquivo Midiamax

“Não dá para entender se tira a Marisa da pesquisa ele [Zeca] cresce. Em todas as simulações que a gente faz, até pelo tempo que estamos juntos, 75% dos votos da Marisa migram para mim (...) É bom para dar risada. Gostei da piada”, disse.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS envia água e mais equipes de resgate para apoio ao Rio Grande do Sul
Prefeitura Municipal de Fátima do Sul Ajude
Solidariedade em Ação: Fátima do Sul mobiliza ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Ajude
Prefeitos da região se unem em solidariedade as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta

Mais Lidas

1a Expo Iguatemi
Fatimassulense Lucas Barbosa conquista o pódio no rodeio e fica entre os 5° melhores em Iguatemi-MS
FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
FRENTE FRIA CHEGANDO
FRENTE FRIA chega nos próximos dias e quebra onda de calor com mudança brusca no tempo; CONFIRA
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
Fotos: CBMMSAÇÕES NO RS
Bombeiros de MS resgataram mais de 900 pessoas e 200 animais no Rio Grande do Sul