Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 27 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Anvisa recomenda manutenção do uso da vacina contra rotavírus

25 Mar 2010 - 16h00Por Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a manutenção do uso da Vacina Oral Rotavirus Humano (VORH), da marca Rotarix®, produzida pela empresa Glaxo SmithKline (GSK).

A medida está de acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), adotada também pela Agencia Européia de Medicamentos (EMA), por considerar que os benefícios produzidos pela vacina são maiores que a sua interrupção, mesmo que temporária. Diante dessa recomendação, nenhuma alteração no processo de vacinação deve ser adotada.

Na última segunda-feira (22), o FDA (Food and Drugs Administration), órgão de saúde do Governo dos Estados Unidos (EUA), publicou informação sobre a identificação de fragmentos de DNA do Circovirus Suíno 1 (CS1) em dois lotes da vacina Rotarix®, em um estudo realizado naquele país.

 Diante disso, o FDA recomendou a suspensão temporária do uso dessa vacina no território americano. Os Circovirus são vírus DNA conhecidos por infectar aves e suínos. No entanto, eles não estão associados a qualquer doença animal ou humana descrita.

Em 2006, a Vacina Oral Rotavirus Humano foi incorporada ao Calendário Vacinal da Criança, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (CGPNI/MS). Até 2009 foram aplicadas aproximadamente 18 milhões de doses da vacina.

Segundo os dados da vigilância de eventos adversos pós-vacinação do Ministério da Saúde, não há nenhuma reação adversa grave que indique a suspensão do uso da vacina, o que reforça a segurança do produto.

As gastroenterites representam um dos mais expressivos problemas de saúde pública em todo o mundo, particularmente nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, onde se constituem em uma das principais causas de morbidade e mortalidade infantis.

Os rotavirus, particularmente, são considerados os mais importantes agentes de diarréia grave na infância, em todo o mundo.

A descontinuidade do uso da vacina oral rotavirus humano poderá, por ano, colocar em risco de infecção de doenças diarréicas agudas cerca de dois milhões de crianças abaixo de quatro anos de idade.

A SVS, em conjunto com a Anvisa, continuará monitorando a utilização da vacina e manterá a sociedade informada sobre a sua segurança.

Os casos observados de eventos adversos pós-vacinação com a vacina Rotarix® deverão ser notificados para os programas municipais e estaduais de imunização.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Eduir Nunes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FOTO: REDES SOCIAISSUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS