Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 7 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Aprovado projeto de lei que cria Semana do Profissional de Ed. Física

17 Nov 2009 - 16h39Por AL / MS

Os deputados estaduais aprovaram em segunda discussão o projeto de lei que cria a Semana do Profissional de Educação Física em Mato Grosso do Sul. A proposição, que segue agora para sanção, é de autoria do deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo na Assembleia.

Marcio Fernandes, por ocasião da apresentação do projeto, destacou que a prática de esportes em escolas, seja de ensino fundamental ou médio, da rede pública ou privada, é muito importante para a saúde física e mental das pessoas. “A Semana servirá de incentivo aos estudantes para que realizem atividades físicas como hábito saudável”, completou.

O projeto prevê que a “Semana” será comemorada anualmente na primeira semana de setembro, já que é no dia primeiro desse mês que se comemora o Dia Nacional do Profissional de Educação Física. A data é lembrada porque em 1º de setembro de 1998 que ocorreu a publicação da lei federal que regulamentou a profissão (Lei nº 9.696/98).

O objetivo do projeto é conscientizar a sociedade sobre a importância da prática regular de atividades físicas, de maneira sistemática e orientada; é também informar acerca da importância da prática escolar da educação física para o desenvolvimento afetivo, físico e sócio-cultural dos alunos.

Hábito saudável

Consta na justificativa que, com relação à saúde física, em razão da prática de esportes observa-se perda de peso e da percentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL - colesterol (o ‘colesterol bom’). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas.

“É de conhecimento geral que a prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos”, complementou Marcio Fernandes.

Ainda conforme justificativa do projeto, a prática de exercícios ajuda na regulação de substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse.

Porém, o deputado Marcio Fernandes lembra que é fundamental que os exercícios tenham supervisão de um profissional de educação física; que este oriente e avalie de acordo com as capacidades e limites que o organismo de cada indivíduo pode suportar.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Prefeitura Municipal de Fátima do Sul Ajude
Solidariedade em Ação: Fátima do Sul mobiliza ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Ajude
Prefeitos da região se unem em solidariedade as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí

Mais Lidas

Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
1a Expo Iguatemi
Fatimassulense Lucas Barbosa conquista o pódio no rodeio e fica entre os 5° melhores em Iguatemi-MS
Entretenimento
Simone Mendes confirma presença no 37° aniversário de Vicentina veja o vídeo
COMPROMISSO COM MS
Em exposição agropecuária de Glória de Dourados, governador reforça compromisso com municipalismo