Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 7 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Artesanato de MS estará em rede nacional neste domingo

17 Out 2009 - 09h39Por Fátima News, com Assessoria

Neste domingo, o programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da TV Globo, apresenta a cultura e o artesanato de Mato Grosso do Sul. Representando o Estado, estão as empresárias Claudia Castelão, com a Flor de Xaraes e Isabel Doering Muxfeldt, com as Jóias do Pantanal. Em comum, estas mulheres têm a criatividade com que desenvolveram seus potenciais inovadores, transformando matéria-prima regional, em peças únicas e com a cara sul-mato-grossense.

Constantemente o artesanato regional vem se destacando no mercado brasileiro e se expandindo até mesmo para fora do país. Por sua diversidade e características pantaneiras, valorizam o que difere a nossa cultura e utiliza materiais genuinamente locais ou que seriam descartados, para produzirem arte, desenvolverem o potencial econômico e profissional do grupo e ainda divulgar as criações do Estado.

A “Flor de Xaraés”, de Cláudia, remete a uma lenda indígena, sobre um amor proibido entre a filha de um fazendeiro e um jovem peão. Para provar seu amor, o peão precisaria dar à amada, uma flor que resistisse ao tempo, e assim nasceu a flor de xaraés, feita com madeira, mas que tem sua produção sigilosa.

A artesã trata da criação de suas flores como grande mistério, um segredo que ela não revela. A flor é feita de madeira, mas o tipo de madeira e nem a forma como a peça é montada são revelados. É um segredo que possui até perfume. Cláudia, que já ganhou um prêmio nacional por sua arte, vende as flores para todo o Brasil e outros sete países.

Mantendo a linha de valorização regional, nas Jóias do Pantanal, a empresária e designer Isabel, juntamente com sua irmã, Anita, se propôs a transformar chifre de boi, geralmente utilizado apenas para a produção de cuias e berrantes, em belíssimas jóias que estão conquistando o mercado de Mato Grosso do Sul e de países como Espanha e Suiça. Atualmente a equipe conta com mais sete pessoas, entre produtores, cortadores e artesãos.

O grupo, que hoje fabrica as biojóias ajuda também a evitar o desperdício de matéria-prima, que é resistente e duradoura, e passaram a produzir jóias com a cara da cultura sul-mato-grossense, que além de ser inovadora, também valoriza o Estado. A artesã viu na possibilidade de utilizar uma matéria regional para criar moda, ultrapassar barreiras, e indicar o quanto nossa cultura é rica, se bem aproveitada.

Exibição

O programa vai ao ar no domingo, 18, pela TV Globo, às 6h30 da manha, horário local. Na segunda-feira, 19, haverá uma reprise, às 5h30 da manhã, e à meia noite dos dias, 22 e 23, pelo Canal Futura.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Prefeitura Municipal de Fátima do Sul Ajude
Solidariedade em Ação: Fátima do Sul mobiliza ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Ajude
Prefeitos da região se unem em solidariedade as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí

Mais Lidas

FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
1a Expo Iguatemi
Fatimassulense Lucas Barbosa conquista o pódio no rodeio e fica entre os 5° melhores em Iguatemi-MS
Fotos: CBMMSAÇÕES NO RS
Bombeiros de MS resgataram mais de 900 pessoas e 200 animais no Rio Grande do Sul
TRAGÉDIA
'Te amarei eternamente': filha se despede de Juliana após trágico acidente em MS