Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 7 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Assembléia aprova moção contra invasão de terra

13 Out 2009 - 15h50Por Fátima News, com Assessoria

A Assembléia Legislativa aprovou na sessão desta terça-feira moção de repúdio contra a recente invasão e depredação da fazenda Santo Henrique,  da multinacional Cutrale, no interior paulista, cuja ação está sendo creditada a integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

De autoria do deputado Antonio Carlos Arroyo (PR), a moção foi aprovada pelo plenário da Casa sem o apoio dos petistas Pedro Kemp, Amarildo Cruz e Paulo Duarte, além do Coronel Ivan (PRTB).

Os deputados favoráveis a moção, em sua maioria da base aliada do governo, se revezaram na tribuna para protestar contra o que consideram uma agressão ao direito de propriedade.

Para o democrata Zé Teixeira, o direito de propriedade tem de ser respeitado sob pena de a Constituição Federal ser ferida. “Na Constituição é proibido invadir o que é do outro”, protestou, ao contrariar posição do petista Amarildo Cruz, que saiu em defesa dos sem-terra, alegando que a área invadida teria sido grilada pela Cutrale.

“Isso não justifica, quem invadiu primeiro (...), um erro não se corrige com o erro do outro, porque se as terras foram invadidas pela Cutrale, é porque a União é conivente”, reagiu Zé Teixeira, ao lembrar outros episódios ocorridos inclusive em Mato Grosso do Sul, envolvendo tanto sem-terra como indígenas.

Representante da classe ruralista na Assembléia, Zé Teixeira se referiu ao conflito de áreas no Estado, motivado por ações semelhantes.

“Isso acontece em 28% das terras em Mato Grosso do Sul invadidas por índios”, recordou o parlamentar, ao defender medidas emergenciais para impedir que esses tipos de agressões tenham continuidade não apenas no Estado, mas em outras regiões do País.

“Vou apoiar a moção para mostrar a indignação da Assembléia”, colocou o deputado, lembrando ainda que, além da invasão os  agressões promoveram depredação na fazenda, destruindo parte do plantio de laranjas.

Ainda em seu discurso, Zé Teixeira lembrou que o presidente Lula classificou de "vandalismo" a ação dos militantes do MST na Fazenda Santo Henrique, da Cutrale.

Após a invasão ocorrida no dia 28 de setembro, os sem-terra arrancaram cerca de 7 mil pés de laranja, destruíram ou danificaram 28 tratores, além de depredarem instalações.

Eles também são acusados de furtar equipamentos, defensivos e pertences de famílias de colonos, expulsas da propriedade. 

O discurso de Zé Teixeira foi elogiado pelo deputado Júnior Mochi (PMDB). “Gostaria de parabenizar vossa excelência, acho que no regime democrático o importante é o respeito às leis, aquilo (invasão) é quebra de lei e desordem, não podemos coadjuvar com isso”, disse.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Prefeitura Municipal de Fátima do Sul Ajude
Solidariedade em Ação: Fátima do Sul mobiliza ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Ajude
Prefeitos da região se unem em solidariedade as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí

Mais Lidas

Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
1a Expo Iguatemi
Fatimassulense Lucas Barbosa conquista o pódio no rodeio e fica entre os 5° melhores em Iguatemi-MS
Entretenimento
Simone Mendes confirma presença no 37° aniversário de Vicentina veja o vídeo
COMPROMISSO COM MS
Em exposição agropecuária de Glória de Dourados, governador reforça compromisso com municipalismo