Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 28 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Audiência pública debate os córregos em Rio Brilhante

31 Mai 2007 - 13h13
A Audiência Pública realizada na segunda-feira, 28, pela Câmara Municipal de Rio Brilhante serviu para trazer a debate entre comunidade e autoridades, levantando problemas e sugestões que resultem na preservação e recuperação dos Córregos Araras e Estiva.
Proposta pelo vereador Dinozete Silveira Marques, o Jeto (PDT), a audiência foi prestigiada pelo prefeito Donato Lopes (PTB) deputado estadual Paulo Correa (PR) Vito Comar, coordenador de pesquisa do IMAD (Instituto de Meio Ambiente de Dourados), Aldomir Carvalho, presidente do Compara (Conselho Municipal de Proteção, Manejo e Recursos Ambientais) entre outras autoridades além da grande participação popular, que pode acompanhar vídeos que mostraram a atual situação de degradação dos dois córregos. O presidente da Câmara Dejair Gomes, o Totinha (PMDB), abriu a audiência parabenizando a iniciativa do colega Jeto e passando para ele a condução dos trabalhos.
Em seu pronunciamento Jeto pediu uma união de esforços para o desenvolvimento de ações que visem a recuperação dos córregos, em especial ao deputado Paulo Correa, que seja o porta voz desta luta e conclame colegas visando inclusão de emenda no orçamento do Estado, para defesa do Córrego Araras. “Precisamos de recursos para desenvolver ações, fazer levantamento técnico dos problemas como proteger as nascentes, detectar os afluentes, detectar lavouras de arroz irrigado que margeiam os córregos, recuperar a mata ciliar além da conscientização da população”, disse Jeto.
Para o prefeito Donato Lopes, a maior fonte de poluição dos córregos está na zona urbana onde se vê uma maior degradação. “Temos inúmeros córregos e afluentes no município, mas nenhum está tão prejudicado como esses dois que cortam a cidade”, disse. Ele destacou que o trabalho de educação ambiental junto a comunidade é tão ou mais importante que um trabalho de recuperação dos córregos.
O deputado Paulo Correa se comprometeu publicamente em tomar medidas, a partir de documento oficial a ser elaborado pela Câmara, visando buscar recursos para as ações elencadas. “Já temos um diagnóstico inicial, logo o município estará instituindo o Sistema de Licenciamento Ambiental e devemos usar os mecanismos que já temos fiscalizando os desmatamentos ilegais, as lavouras e acima de tudo fazer a educação ambiental”, disse, concordando com o prefeito.
Na avaliação de Jeto, a grande mensagem que esta audiência passou foi a preocupação da sociedade como um todo com as questões ambientais. “Isso é uma demonstração da grande preocupação de todos com este tema”, disse o vereador.
 
 
Diário MS

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Eduir Nunes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FOTO: JORNAL DA NOVAACIDENTE FATAL
Motociclista morre e mulher fica ferida em acidente na BR-376
(Redes sociais)DESPEDIDA
Familiares lamentam morte de casal em acidente; 'Sua sonhada moto veio e a mesma nos tirou você'