Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 4 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Audiência pública vai debater problemas causados pelos javalis

16 Set 2010 - 15h20Por Fátima News com assessoria

As perdas nas lavouras causadas pelos javalis no Estado e as ameaças com o crescimento desordenado do animal serão debatidos em audiência pública marcada para o dia 23 de setembro, às 14 h, na Assembléia Legislativa. A audiência é um desdobramento da reunião realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária (Famasul) no último dia 10, em Rio Brilhante, região mais atingida pelo ataque dos animais.

A expectativa é de que audiência delibere sobre o que pode feito quanto aos prejuízos causados pelo javali, tendo em vista que seu abate é proibido pelos órgãos ambientais. Conforme a assessoria de comunicação do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, deputado Paulo Corrêa - que esteve presente na reunião em Rio Brilhante - existe uma mobilização muito grande no setor agropecuário em busca da resolução para problema.

Serão convidados para a audiência o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), a Secretaria de Produção (Seprotur), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), sindicatos e produtores rurais e outros setores interessados no assunto, um problema que não é apenas regional.

Conforme o Presidente do Sindicato Rural de Rio Brilhante, Leonardo Mendonça Thomaz, estima-se que os proprietários rurais já tenham tido um prejuízo em torno de R$1 milhão. “É muito mais do que um problema econômico, é um desequilíbrio ambiental, ecológico. Realmente, é muito preocupante”, enfatiza. Thomaz afirma que muitos animais de outras espécies da região já sumiram. “O javali tem reprodução rápida, de 4 a 12 filhotes. Está difícil combater”.

Para a audiência, Thomaz espera solução imediata porque entende que o problema tem caráter de urgência. “Sabemos que órgãos como o Ibama estudam sobre este animal. Mas precisamos mais do que isso, precisamos que todos se mobilizem para que possamos solucionar logo essa situação”, finaliza.

Pequeno animal , grande problema

De origem européia, o javali era usado apenas para a caça esportiva, mas acabou cruzando com outras espécies predadoras e se tornou uma praga. Com hábitos noturnos, o javali é considerado um animal invasor e pode causar problemas às espécies nativas, aos seres humanos, ao meio ambiente e, principalmente, as lavouras agrícolas.

Um dos receios é em relação à sanidade, pois o animal é transmissor da doença Aujeszky, conhecida como pseudo-raiva. A doença de origem viral acomete os suínos e causa o comprometimento do sistema nervoso dos animais.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS

Mais Lidas

ORLA DE FÁTIMA DO SUL - FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGANDO
Frente fria se aproxima com pancadas de chuvas e tempestades, veja na previsão
JATEÍ - TUDO DEFINIDO
Estão preparados?, Shows e datas definidas para a maior festa do MS, a Festa da Fogueira de Jateí
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul amanheceu triste com o falecimento do amigo Martins, pai do Cleber da SOS Celulares
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls