Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 3 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Aumento da exploração sexual está ligado à expansão da produção de etanol

8 Nov 2010 - 13h53Por Conjuntura Online
Estudo feito pelo Ibiss (Instituto Brasileiro de Inovações Pró-Sociedade Saudável), com sede em Campo Grande, em cinco cidades de Mato Grosso do Sul aponta relação entre a expansão da produção de etanol e o aumento da exploração sexual, principalmente de crianças e adolescentes e de mulheres paraguaias trazidas ao Brasil. O levantamento, repercutido pela Agência Brasil, foi realizado nas cidades de Sidrolândia, Maracaju, Nova Andradina, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante.

O estudo “Impactos do Setor Sucroalcooleiro na Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Mato Grosso do Sul” indicou que "grandes empreendimentos alteram significativamente as dinâmicas das localidades por onde avançam".
 
No caso da indústria do etanol nos cinco municípios, uma das consequências é a mudança de comportamento da população. "A expropriação do corpo das mulheres e das crianças está colocada e se torna um valor cultural fundante naquelas localidades", afirmou Estela Márcia Scandola, diretora do Ibiss.
Segundo Estela, a exploração sexual tem sido um meio para a fixação dos trabalhadores do setor sucroalcooleiro, que, para ela, ainda é formado por um grande contingente de mão de obra imigrante.
 
"Os serviços sexuais serão utilizados inclusive para a manutenção da calma dos trabalhadores diante do fato de estarem longe da família e das suas relações afetivas", disse a diretora.

O estudo foi feito durante o ano passado sob encomenda do Comcex (Comitê de Enfrentamento da Violência e da Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes do Estado) e foi encaminhado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (financiadora), ao Ministério Público do Trabalho e à Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul. Antes da publicação, o estudo foi submetido ao Comitê de Ética da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Nos municípios em que a pesquisa foi feita funcionam nove das 21 usinas de etanol do Estado. Mato Grosso do Sul é o quinto maior produtor de etanol do país e teve a maior taxa de crescimento na produção de cana-de-açúcar entre as safras de 2009 e 2010: 22,58%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A estimativa é que a produção de etanol no Estado atinja 2 bilhões de litros neste ano.

 Os resultados e a metodologia da pesquisa foram contestados pela Biosul (Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul) e pela Secretaria de Assistência Social de Rio Brilhante, uma das cidades pesquisadas.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS

Mais Lidas

ORLA DE FÁTIMA DO SUL - FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGANDO
Frente fria se aproxima com pancadas de chuvas e tempestades, veja na previsão
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
JATEÍ - TUDO DEFINIDO
Estão preparados?, Shows e datas definidas para a maior festa do MS, a Festa da Fogueira de Jateí
Religião
Nesse domingo a Paróquia Rainha dos Apóstolos em Vicentina realiza o primeiro retiro para mulheres