Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 3 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Brasil perde e fica com a prata no basquete feminino

24 Jul 2007 - 16h43

A provável decisão entre Brasil e Estados Unidos no basquete feminino era tida como um dos principais eventos dos Jogos Pan-Americanos e não deu outra. Em uma partida bastante equilibrada nesta terça-feira, ambos os países fizeram valer, ponto a ponto, a tão sonhada medalha de ouro. Mesmo com as constantes mudanças no placar, a seleção verde-amarela mostrou bastante garra e vontade, mas deixou a Arena Olímpica com derrota: 79 a 66 (34 a 33 no primeiro tempo).

Com a medalha de prata no peito, o Brasil se recupera de uma longa espera. Desde Havana-91, a equipe feminina não conquista o título dos Jogos Pan-americanos. Vale lembrar, no entanto, que as norte-americanas colocaram o Rio-2007 em segundo plano e utilizaram as principais jogadoras da liga universitária.

Além da decepção coletiva, Janeth e o técnico Barbosa se despedem da seleção depois de grandes momentos de dedicação. A armadora, que negou assinar um contrato com a WNBA para defender o Brasil, atuou durante 20 anos e participou de grandes conquistas, inclusive a prata olímpica e o título mundial.

Agora, a equipe nacional se prepara para outra disputa importante. Em setembro, as meninas lutam por uma vaga em Pequim-2008 no Pré-olímpico das Américas, que será realizado no Chile.

Nem mesmo a ansiedade ou a pressão por atuar dentro de casa fizeram com que as brasileiras entrassem nervosas dentro da quadra. Ao contrário das outras partidas da competição, Janeth chamou para si a responsabilidade e anotou os quatro primeiros pontos. Micaela, desta vez como titular, imprimiu um rápido ritmo e participou de maneira decisiva no início do primeiro quarto.

Adrianinha também melhorou o seu desempenho e foi responsável por grandes jogadas na defesa. A armadora, como é característica dos jogadores do Brasil, cavou duas faltas de ataque e chegou a irritar as norte-americanas, que reclamaram com a arbitragem. No ataque, ela marcou a sua primeira cesta de três pontos e levantou a torcida na Arena. Depois da primeira pausa, a equipe liderava por 19 a 18.

No segundo quarto, o Brasil melhorou o posicionamento no setor defensivo e abriu espaço para as jogadas de contra-ataque, principal arma na vitória diante de Cuba nas semifinais. Com isso, brilhou a velocidade de Micaela, responsável por 12 pontos no primeiro tempo.

Apesar do bom ritmo de jogo, o aproveitamento nos arremessos de quadra de ambas as equipes caiu muito no final do primeiro tempo. Por isso, a vantagem brasileira diminuiu e as norte-americanas foram para os vestiários perdendo somente por um ponto: 34 a 33.

Mesmo com as titulares no banco de reservas, o terceiro quarto foi o melhor do Brasil. Micaela, novamente liderando as jogadas ofensivas, era a principal cestinha do jogo. Apesar de ficar os dois minutos inicias sem fazer pontos, a equipe nacional se recuperou e foi para o quarto decisivo com quarto de vantagem.

O Brasil pecou nos momentos decisivos, a exemplo de outros esportes coletivos nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Com bolas desperdiçadas no ataque e falhas na marcação, a seleção nacional permitiu que os Estados Unidos abrissem a maior vantagem do jogo, com arremessos de fora.

A equipe até tentou nos minutos finais, com bolas de três desesperadas. No entanto, o nervosismo brasileiro permitiu que as norte-americanas dominassem o perímetro e sacramentassem a vitória de maneira incontestável. Placar final 79 a 66.

 

 

TV Morena

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS

Mais Lidas

ORLA DE FÁTIMA DO SUL - FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGANDO
Frente fria se aproxima com pancadas de chuvas e tempestades, veja na previsão
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
JATEÍ - TUDO DEFINIDO
Estão preparados?, Shows e datas definidas para a maior festa do MS, a Festa da Fogueira de Jateí
Religião
Nesse domingo a Paróquia Rainha dos Apóstolos em Vicentina realiza o primeiro retiro para mulheres