Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 3 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Brasil vive momento propício para investimentos públicos e privados em infraestrutura

29 Abr 2011 - 06h58Por Agência Brasil

O atual ambiente de previsibilidade no Brasil é propício a investimentos públicos e privados na área de infraestrutura, mas esses investimentos devem estar interrelacionados com a educação, disse o presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Henrique Meirelles, durante mesa-redonda no Fórum Econômico Mundial da América Latina, hoje (28), na capital fluminense.

Na opinião de Meirelles, a demanda por investimentos no Brasil é crescente, o que amplia o desafio. Observou que as condições para enfrentar esse desafio também estão melhorando. “Primeiro, o país hoje é mais previsível, tem capacidade de atrair mais investimento, está crescendo mais e gerando mais receita fiscal para o governo e para o setor privado, por meio do aumento das vendas e maior rendimento da população, das famílias e empresas”.

O aumento da demanda significa que há também maior retorno, enfatizou Meirelles. “Portanto, existe maior possibilidade de investimento por parte do governo e do setor privado”. Ele ressaltou ainda a importância da previsibilidade econômica para que isso aconteça. “Infraestrutura é investimento de longo prazo. Portanto, precisa ser previsível do ponto de vista de quem vai construir, vai assumir o risco, seja governo, seja setor privado”.

Segundo ele, a previsibilidade permite prever as receitas geradas pelos investimentos, ou seja, o retorno financeiro e social. Da mesma forma, garante o retorno ao investidor, “que vai saber exatamente se tem maior ou menor possibilidade de obter o retorno desejado”, afirmou.

As condições estão dadas, disse o presidente da APO. Cabe agora ao Brasil se organizar para esses investimentos. “A questão da educação é fundamental”. Trata-se, segundo Henrique Meirelles, de um problema de infraestrutura humana, importante não só pelo lado social, mas também para cobrir o déficit de mão de obra na atividade econômica do país.

Salientou, entretanto, que o Brasil já começa a demonstrar que está em condições de enfrentar esses desafios. Citou, nesse sentido, a questão dos aeroportos. “Isso é fundamental. Não só a decisão de abrir concessões, mas também a decisão de mudar as regras, tornar mais eficiente, fazer com que o investimento de fato aconteça”.

Para Meirelles, há tempo hábil para que a situação dos aeroportos seja solucionada para a Copa do Mundo de Futebol de 2014. “Eu acho que pode ser feito”. Alertou, contudo, que o tempo para que isso aconteça deverá ser menor do que seria no passado. “Hoje, o país está consciente para isso e está enfrentando o problema. As regras estão sendo mudadas. É bem-vindo e é o que deve ser feito. Isto é, de um lado, o desafio aumenta, porque aumenta a demanda. Por outro lado, as condições para enfrentar esse desafio também aumentam e melhoram. E é o que está sendo mostrado claramente agora”.

O presidente da APO concordou com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, presente à mesa-redonda, no sentido de que os projetos de infraestrutura devem ser planejados com antecedência para garantir o sucesso e ter o prazo de implementação acelerado.

Ele explicou que isso significa ser mais eficiente na implementação. “Fazer bem, com uma visão de longo prazo, mas fazer um projeto que não perca tempo”. É o chamado fast track, que significa um procedimento mais eficiente e mais rápido. Meirelles disse que isso está sendo detalhado na questão dos aeroportos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS

Mais Lidas

ORLA DE FÁTIMA DO SUL - FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGANDO
Frente fria se aproxima com pancadas de chuvas e tempestades, veja na previsão
JATEÍ - TUDO DEFINIDO
Estão preparados?, Shows e datas definidas para a maior festa do MS, a Festa da Fogueira de Jateí
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
TRAGÉDIA
Acidente grave no Paraguai mata quatro pessoas da mesma família