Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 28 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Cenário favorável do país impõe novos desafios, diz economistas

26 Fev 2011 - 06h28Por Assessoria
Economia estabilizada e em crescimento, formalização crescente de trabalhadores autônomos, aumento do emprego, políticas sociais, nova classe média, ganhos de emprego, renda e do consumo. Essas são algumas das alavancas positivas deixadas pelos dois últimos governos brasileiros, segundo análise do diretor-estrategista da Quest Investimentos, o engenheiro e economista Luiz Carlos Mendonça de Barros. Para ele, esse cenário favorável representa o surgimento de novos desafios. “Administrar o sucesso é mais difícil que administrar o fracasso”, alerta.
 
De acordo com o especialista, o grande desafio para o Brasil em 2011 e 2012 será a estabilização da inflação, que começa a dar sinais de que está saindo do controle por pressão de demanda. “Para que esse objetivo seja alcançado, o ritmo de crescimento precisa ser reduzido, o governo deve acelerar a exploração de serviços públicos pelo setor privado, e o salário mínimo deve ter aumentos reais modestos nos próximos anos”, afirma.

O especialista defende ainda que o momento de discutir a carga tributária é agora. “A arrecadação de tributos encontra-se estabilizada em nível muito alto. Vamos mexer nesse sistema tributário porque atualmente o governo está arrecadando mais do que o necessário”, pondera. Segundo ele, nos próximos anos, o governo terá oportunidade única de reduzir sua participação na economia e viabilizar a tão esperada reforma tributária. “Com o crescimento da economia assegurado pelo consumo e investimentos privados, o governo pode usar parte do aumento dos impostos para reduzir a carga fiscal das empresas”.

Com base em um trabalho realizado por economistas do banco Itaú sobre a economia brasileira nos próximos dez anos, Mendonça citou que a renda média dos brasileiros irá dobrar em uma década, passando dos atuais US$ 10,8 mil estimados para 2010 para mais de US$ 22 mil em 2020. Essa renda per capita projetada mostra que o brasileiro passará a fazer parte de uma classe média alta. "A França tem hoje uma renda igual", ressalta.

Entraves - Na avaliação do economista, as forças que funcionaram como alavanca do crescimento no mandato do ex-presidente Lula vão perder intensidade nos próximos anos. Ele se refere, por exemplo, à expansão do crédito ao consumo e ao saldo comercial em queda pelo efeito do aumento das importações. Como limites futuros ao crescimento, Mendonça aponta os desequilíbrios macro econômicos crescentes, como  aumento dos gastos do governo e aumento continuado do déficit em conta corrente, o forte crescimento das despesas do INSS e taxa de desemprego muito baixa.

Luiz Carlos Mendonça de Barros foi o palestrante convidado da reunião dos presidentes dos Conselhos Deliberativos Estaduais do Sebrae, realizada nesta sexta-feira (25) em Brasília. O objetivo da palestra foi apresentar o atual cenário econômico do país e projeções para os próximos anos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Show Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Eduir Nunes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FOTO: JORNAL DA NOVAACIDENTE FATAL
Motociclista morre e mulher fica ferida em acidente na BR-376
(Redes sociais)DESPEDIDA
Familiares lamentam morte de casal em acidente; 'Sua sonhada moto veio e a mesma nos tirou você'