Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 27 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Cinco Núcleos de Artesanato de MS vencem o Prêmio Top 100

15 Ago 2006 - 16h39

Cinco Núcleos de Artesanato de Mato Grosso do Sul estão entre os 100 melhores do Brasil. Em Campo Grande serão premiados os Núcleos de Artesanato de Cristina Orsi e Indiana Marques. No interior, o Programa Mãos a Obra (Jardim), a Associação Arpeixe (Coxim) e a Riverarte (Rio Verde). A premiação será entregue no dia 25 de outubro, em São Paulo.

 

O Prêmio Top 100 de Artesanato é uma iniciativa do Sebrae Nacional destinada a premiar e reconhecer as cem melhores unidades produtivas de artesanato em todo o País. O Prêmio tem por objetivo ampliar a visibilidade dos produtos artesanais e tornar a atividade ainda mais competitiva, e melhor preparada para o mercado nacional e internacional.

 

Foram premiadas unidades artesanais de 22 estados da federação, sendo que da Região Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul foi o Estado que teve o maior número de ganhadores do Prêmio. “O número de unidades produtivas sul-mato-grossenses selecionadas é uma prova de que o artesanato do Estado tem qualidade e competitividade”. O Sebrae procura trabalhar com os artesãos, a parte de gestão, produção e mercado para que eles se tornem empreendedores. “Eles conseguiram fazer da atividade um negócio, gerando emprego e renda, aproveitando a premiação para promoção do artesanato do Estado”, afirma o consultor de Design do Sebrae de Mato Grosso do Sul, Fábio Lapuente.

 

Prêmio - O consultor ressalta que como prêmio, nos dias 26 e 27 de outubro, os vencedores vão participar de uma rodada de negócios em São Paulo, com as 100 unidades selecionadas, visando à promoção comercial junto a compradores nacionais. Os vencedores também receberão certificados, terão seus nomes e produtos divulgados no portal do Sebrae Nacional (www.sebrae.com.br), e ainda participarão de exposições itinerantes a serem realizadas por todo o Brasil e também em outros países.

 

Depoimento - Para a artesã Indiana Marques, o prêmio é um reconhecimento ao trabalho realizado. “Esse prêmio é muito importante porque vai divulgar a nossa cultura, a história da nossa região para todo o Brasil. É uma honra poder representar o Estado”. Indiana diz que o prêmio vem ao encontro de suas necessidades, pois a artista não possui site ou catálogo para divulgar os produtos. “Era o que faltava para complementar o meu trabalho”, ressalta.

 

Indiana conta que desde a infância convive com a presença das índias, e quando veio para Campo Grande, passou a observá-las constantemente andando pelas ruas, vendendo frutas e verduras. “Eu me inspirei nelas para representar o meu trabalho, procurei retratar as etnias indígenas do Estado. O Sebrae foi o meu grande parceiro nessa caminhada”. A artista modela lindas índias em cerâmica utilizando a simbologia regional, com design, inovação e harmonia de detalhes e como os objetos que elas trazem na cabeça, e as cores.

 

Produtos – O trabalho da artesã Cristina Orsi foi premiado pelo trabalho que desenvolve na confecção de bonecas de cabaça. O Programa Mãos a Obra de Jardim, pelo reaproveitamento de madeira e osso que transforma em lindas peças utilitárias. A Arpeixe com o trabalho de curtimento da pele de peixe para produção de bolsas, agendas, carteiras, cintos, vestuário e acessórios em geral. A Riverarte desenvolve produtos utilitários decorativos em cerâmica (bares e restaurantes, copa cozinha e ambientação).

 

Seleção - No mês de julho, o consultor do Sebrae Nacional e designer, Marcelo de Rezende, este no Estado visitando os projetos selecionados e checando as informações fornecidas ao comitê organizador do Prêmio.

 

 

Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
FOTO: REDES SOCIAISSUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS