Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 29 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Coleção conta história de MS sob olhar sul-mato-grossense

23 Jun 2010 - 14h18Por MS Notícias
A história do Estado está sendo resgatada com a publicação da coleção “Documentos para a história de Mato Grosso do Sul”. A segunda caixa com três livros, contendo reedições de originais publicados pela primeira vez no início do século XX e na década de 50, será lançada nesta quinta-feira, dia 24, às 14h30, no Museu de Arqueologia, localizado no primeiro andar do Memorial da Cultura.



As obras, de grande valor científico e cultural, são consideradas raras pelo conteúdo apresentado, pela antiguidade e número de publicações existentes. “Esta coleção está selecionando livros e documentos impressos que são de fundamental importância para a escrita da história de Mato Grosso do Sul sob um olhar sul-mato-grossense”, diz o historiador e professor da Universidade Federal (UFMS), Gilson Rodolfo Martins, que integra a comissão de organizadores da coleção, da qual também fazem parte os professores Paulo Roberto Cimó Queiroz e Valmir Batista Corrêa, além do secretário de Fazenda do Estado, Mário Sérgio Lorenzetto. Para o professor, a disponibilidade bibliográfica sobre o Estado foi feita sob o olhar paulista e mato-grossense e a coleção se propõe a mostrar um outro contexto do momento vivido.



A primeira caixa foi lançada no final de maio e também contém três livros: “Anais do Descobrimento, Povoação e Conquista do Rio de La Plata”, do espanhol Ruy Diaz de Guzman; “Oeste – Ensaio sobre a grande propriedade pastoril”, de Nélson Werneck Sodré e “Pantanais Mato-Grossenses”, do cuiabano Virgílio Correa Filho.



Segundo lançamento



O primeiro volume intitulado “Jesuítas e Bandeirantes no Itatim”, de Jaime Cortesão, reúne documentos dos séculos XVII e XVIII sobre a bacia platina. A obra escrita por um historiador português, que trabalhava na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, apresenta fundamentos que levaram a configuração atual do território brasileiro. A primeira publicação aconteceu em 1951 e depois desta data não foi mais reeditada.



“Oeste de São Paulo, Sul de Mato-Grosso” é o título do segundo volume, de autoria de Miguel Arrojado Ribeiro Lisboa. O geólogo e pesquisador realizou estudos na região no final do século XIV e início do século XX para fundamentar projetos de implantação da rede ferroviária do Brasil Central. As pesquisas de Miguel Arrojado reforçam as potencialidades de ferro e manganês em Corumbá e calcário na Serra da Bodoquena. A edição original é de 1909.

O terceiro volume, escrito por Mário Monteiro de Almeida, tem como título “Episódios históricos da formação geográfica do Brasil”. A obra apresenta uma visão panorâmica da história de Mato Grosso e foi escrita na década de 50. O autor era consultor jurídico do antigo Estado de Mato Grosso e realizou o levantamento de documentos históricos referentes à origem territorial da região para solucionar pendências jurídicas da época.

Outras obras

De acordo com Gilson Martins, já está sendo finalizado pela comissão organizadora o conceito que vai nortear a escolha dos outros três volumes que vão compor a terceira caixa da coleção. Também será editado um volume especial com mapas históricos que vão apresentar delimitações territoriais de Mato Grosso do Sul, a partir de representações cartográficas. “A intenção é fazer um atlas histórico”, diz o professor, com a recuperação de mapas antigos e a inclusão de outros mais novos, que serão editados em ordem cronológica. “Os mapas mostram as mudanças de nome dos territórios e mudanças demográficas dos índios das antigas aldeias para as cidades atuais”, completa Martins.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do amigo Arnaldo Nardon, família informa sobre velório e sepultamento
ANA CASTELA - A BOIADEIRA - FOTO: Instagram @anacastelacantoraJATEÍ - BOIADEIRA CONFIRMADA
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
FOTO: JORNAL DA NOVAACIDENTE FATAL
Motociclista morre e mulher fica ferida em acidente na BR-376