Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 28 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

CRF e Vigilância exigem fim da farmácia-conveniência

19 Fev 2010 - 06h25Por Mídia Max

A decisão tomada pela Anvisa (Agência Nacional de Saúde) de proibir a venda de produtos que não sejam medicamentos nas farmácias, que deveria entrar em vigor a partir de ontem, ainda gera polêmica e por ora nada mudou nas gôndolas desses estabelecimentos. Entretanto, o CRF (Conselho Regional de Farmácia) insiste que a medida está valendo, apesar de liminares concedidas pela Justiça garantirem aos farmacêuticos que continuem vendendo desde alimentos até recarga para celular. 

O presidente do CRF, Ronaldo Abrão, é categórico ao defender a validade da norma, diz que está proibida, a partir de hoje (18), a comercialização pelas farmácias de qualquer mercadoria que não seja estritamente relacionada à saúde. E prepara uma campanha, primeiro para conscientizar, depois para fiscalizar o cumprimento da norma da Anvisa.

Segundo Abrão, a medida segura que visa proteger a saúde da população. Depois de várias rodadas de negociações, ficou decidido que os fiscais da Anvisa atuarão juntos ao CRF. Ele explica que o Conselho não tem autoridade para apreender produtos vendidos em desacordo com a lei, portanto, precisa dos fiscais da Vigilância neste trabalho.

Os donos dos estabelecimentos alegam que terão prejuízos bruscos com a medida, tendo em vista que a venda de produtos outros que não medicamentos representa fatia significativa do faturamento das farmácias e drogarias, atualmente. O presidente do CRF contra ataca: “Quando eles abriram a farmácia, abriram na área da saúde. Eles ainda podem vender outros produtos além de medicamentos, mas devem estar relacionados na área da saúde”.

Abrão explica que em Campo Grande existem farmácias em excesso. “São ao todo quase 300 farmácias na Capital. O necessário seria uma farmácia para cada 10 mil habitantes, em Campo Grande existe 1 para cada 2 mil habitantes”.

Campanha

A “Campanha Pela Farmácia Ética e Legal” que foi lançada hoje, visa realizar ações conjuntas para retirar alimentos, bebidas e cartões das prateleiras dos estabelecimentos. “O objetivo da campanha é resgatar a farmácia de antigamente”.

“Não adianta dar murro em ponta de faca”, diz Abrão, ao ressaltar que essa decisão é especificamente para proteger o cidadão. “Queremos resgatar os valores das farmácias e proteger a saúde das pessoas”.

A campanha será realizada no decorrer desse ano. Serão realizadas reuniões com os donos dos estabelecimentos para informar sobre as novas regras. Além disso, serão distribuídos panfletos informativos e apresentadas as novas regras para a sociedade.

O presidente do Conselho cita exemplos de como a auto-medicação pode comprometer a saúde do cidadão. “Por exemplo, se uma pessoa alcoolizado fizer uso do paracetamol, essa pessoa está colocando em risco a própria vida. Outro exemplo: se uma pessoa está tomando antibiótico e fizer uso de um anti-ácido, esse último vai cortar o efeito do antibiótico”.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Show Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Eduir Nunes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FOTO: JORNAL DA NOVAACIDENTE FATAL
Motociclista morre e mulher fica ferida em acidente na BR-376
(Redes sociais)DESPEDIDA
Familiares lamentam morte de casal em acidente; 'Sua sonhada moto veio e a mesma nos tirou você'