Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 18 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Data em homenagem aos estudantes completa 79 anos hoje

11 Ago 2006 - 09h15
Em Mato Grosso do Sul eles correspondem a cerca de 31% do total da população e, assim como descritos na composição de Milton Nascimento e Wagner Tiso (Coração de Estudante) resguardam os sonhos e poder de mudar o mundo, sejam eles ainda crianças ou até mesmo avós. O ofício ‘ser estudante’ requer responsabilidade, sem perder o significado da amizade e da partilha do conhecimento.

O reconhecimento a essa parcela da população foi instituído há 79 anos. Hoje, dia 11 de agosto, é comemorado o Dia do Estudante. A época marcava o centenário da data de criação dos dois primeiros cursos de Direito no País, um em São Paulo (SP) e o outro em Olinda (PE), em 1827. De lá pra cá, a Educação ganhou mais força por ser o referencial do desenvolvimento do País. Hoje, ela é garantida a todos, sejam crianças, adultos, com necessidades especiais, indígenas ou moradores do campo.

A aposentada Ita Ferreira da Silva, 63, é um exemplo de que não há idade para começar o aprendizado. “Eu não sabia ler, nem escrever, quando surgiu a oportunidade eu me inscrevi”. No ano passado ela entrou para o programa Brasil Alfabetizado Mova-MS Alfabetizado, e conseguiu, em oito meses, o certificado de alfabetização. “Eu fiz por birra mesmo, tinha vizinhos que diziam: ‘como uma idosa pode voltar para a escola?’. Hoje já sei ler e escrever, e quero aprender mais”, relembra.

A leitura e a escrita abriram as portas para Ita desvendar o conhecimento impresso nos livros, além de despertar o desejo pelo saber e por uma formação profissional. Este ano, ela está matriculada no projeto Tecendo o Saber, que oferece, pela modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o ensino de 1ª a 4ª série. “Estou aprendendo bastante, a professora é bastante paciente. É gostoso a gente saber das coisas”, aponta. A moradora do bairro Cidade Morena, ao sul da Capital, tem pretensões de cursar uma faculdade. “Quero fazer Direito, acho bonito ser uma advogada”, afirma.

O sonho de Ita é tão possível quanto o de quem ainda tem a força da juventude nas mãos, e quer realizar seus sonhos através da Educação. Aos 12 anos, Melina da Silva, já pensa em cursar medicina veterinária. A estudante da escola estadual Profª Alice Nunes Zampiere, de Campo Grande, é uma exímia atleta. Diante do tabuleiro com reis, rainhas e cavalos, ela prova a agilidade e habilidade no raciocínio. “Aprendi xadrez na 4ª série. Eu comecei porque minha irmã estava mal em matemática e aí eu a acompanhei. Tanto ela como eu estamos bem na disciplina agora. O xadrez ajuda fazer as contas mais rapidamente”, conta.

Ela e a irmã gêmea, Mariana, juntamente com a colega Talita Araújo, formam hoje a equipe de enxadristas da escola. A aluna contabiliza oito medalhas e cinco troféus, disputados em campeonatos estaduais e na Capital. De um instrumento de aprendizado, o xadrez tornou-se uma atividade esportiva de integração – com ele foi possível que as estudantes conhecessem outros alunos e socializassem o conhecimento.
 
 
APn

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Saúde Delicada
O Ator Tony Ramos passa por cirurgia de emergência na cabeça para tratar sangramento cerebral no RJ
Ajude o RS
Culturamense registra a devastação de Lageado durante entrega de 21 toneladas de donativos
Fotos: Saul Schramm BOMBEIROS DE MS EM AÇÃO NO PANTANAL
Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 área
SOLIDARIEDADE AO RIO GRANDE DO SUL
De Fátima do Sul e Culturama: Carreta com 17 toneladas de donativos chega a Roca Sales, RS
OLHA A HISTÓRIA
Mulher fica em coma por 17 dias após tomar remédio para cólica

Mais Lidas

FOTO: ILUSTRATIVAFÁTIMA DO SUL - CARRETA TOP DANCE
Com falhas técnicas e documentais, prefeitura não expede alvará para transporte da Carreta Top Dance
SOLIDARIEDADE AO RIO GRANDE DO SUL
De Fátima do Sul e Culturama: Carreta com 17 toneladas de donativos chega a Roca Sales, RS
Ajude o RS
Culturamense registra a devastação de Lageado durante entrega de 21 toneladas de donativos
EXPORAMA 2024EXPORAMA 2024 - VEJA PROGRAMAÇÃO
Com Laço, Rodeio, Shows e entrada franca, prefeita anuncia programação do aniversário de CULTURAMA
Brasil
Conheça os finais dos principais personagens de "América"