Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 2 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Deodápolis cria Coordenadoria Municipal de Defesa Civil

12 Dez 2006 - 14h18
O prefeito de Deodápolis, Manoel José Martins (PSDB), com apoio da Coordenaria Estadual de Defesa Civil, instala o Comdec (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil), no município. O projeto piloto, inédito em Mato Grosso do Sul, será responsável pelo planejamento, articulação, coordenação, mobilização e gestão das ações de defesa civil, no âmbito do município.

Manezinho explica que, como é no município que os desastres acontecem, a ajuda externa normalmente demora a chegar, “portanto, é importante que a comunidade e a administração municipal estejam conscientes da necessidade de um órgão governamental e de associações comunitárias, que visem à segurança da coletividade”.

As ações mais importantes a serem desenvolvidas pela Comdec, segundo o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Calixto, são as preventivas, que têm por objetivo evitar que o desastre ocorra. “São realizadas antes do desastre, no período de normalidade”, observa o coordenador, argumentando que, “é também, na normalidade que a comunidade deve preparar-se para enfrentar a ocorrência do desastre, pois se as pessoas estiverem preparadas sofrerão muito menos danos e prejuízos”.

A principal atribuição da Comdec em Deodápolis, que tem também o aval do comando-geral do Corpo de Bombeiros, através do coronel Archimedes, é conhecer e identificar os riscos de desastres no município. “A partir deste conhecimento é possível preparar-se para enfrentá-los, com a elaboração de planos específicos onde é estabelecido o que fazer, quem faz, como fazer e quando deve ser feito”, argumenta Manezinho.

O prefeito adianta, ainda, que em breve será instituída a presidência municipal da Comdec, já aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores. Também, para a implantação do projeto piloto, o município já conta com dois caminhões/tanques, uma ambulância e uma equipe operacional, formada por três homens da Defesa Civil e sete cedidos pela prefeitura.

A partir de hoje, conforme adianta Manezinho, a equipe inicia instalação de hidrantes em pontos estratégicos da sede do município e, posteriormente, nos distritos de Lagoa Bonita, Presidente Castelo, Vila União e Porto Vilma.

Para Manezinho, que se diz orgulhoso com o projeto inédito no município, a participação da comunidade é de suma importância para o êxito das ações. “Na verdade, queremos formar uma equipe de trabalho formada por 12 mil voluntários”, enfatiza o prefeito, convocando toda a população a engajar-se nas ações, “pois através da prevenção estaremos reduzindo ao máximo a intensidade dos danos e prejuízos”.
 
 
 
Diário MS

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS

Mais Lidas

Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Neste momento de dor, muitos usaram as redes sociais para prestarem homenagens / Redes sociaisDESPEDIDA
Despedida: 'Linda e amável'; ainda em choque, amigos se despedem e de Ana Gabriela morta em acidente
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
Religião
Nesse domingo a Paróquia Rainha dos Apóstolos em Vicentina realiza o primeiro retiro para mulheres