Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 8 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Depois de 2 meses em queda, produção industrial cresce 0,2%

3 Mar 2011 - 06h36Por Reuters

A produção industrial brasileira cresceu 0,2% em janeiro ante dezembro, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira. Nos dois meses anteriores, a indústria havia tido queda na produção, de 0,8% em dezembro e de 0,1% em novembro. Em relação a janeiro de 2010, a produção aumentou 2,5%, na 15ª alta consecutiva.




"Mesmo com o crescimento em janeiro, as perdas acumuladas não foram devolvidas e a leitura que se dá é que a indústria se encontra num ritmo moderado nos últimos meses", disse a jornalistas, o economista do IBGE, André Macedo. "A moderação da indústria é por conta das importações numa magnitude importante que acabam afetando o setor industrial."




Economistas esperavam queda de 0,4% no mês e alta de 1,5% ante 2010, segundo a mediana das projeções, com as previsões variando de queda de 1,5% a alta de 0,2% na comparação mensal e de queda de 0,1% a alta de 3% na anual.




O dado de dezembro ante novembro foi revisado de queda de 0,7% para declínio de 0,8%. Apesar do resultado superior ao esperado, a pesquisa continuou mostrando um desaquecimento gradual da produção, de acordo com o IBGE.




"O índice acumulado nos últimos doze meses prosseguiu apontando expansão, mas com clara redução no ritmo de crescimento nos últimos meses: 9,4% em janeiro, contra 10,4% em dezembro, 11,7% em novembro e 11,8% em outubro", afirmou o instituto em nota.




Para Newton Rosa, economista-chefe da SulAmerica Investimentos, "o dado não muda o quadro de economia crescendo em ritmo menor".



Bens duráveis crescem no mês
Entre os 27 setores, 15 tiveram expansão de dezembro a janeiro e 12 tiveram queda. Os setores que mais cresceram foram Material eletrônico e equipamentos de comunicações (+35,5 %), Metalurgia básica (+5,3 %) e Farmacêutica (+5,4%). Entre as quedas, os destaques foram Veículos automotores (-3,2%), Refino de petróleo e produção de álcool (-2,3%), Minerais não metálicos (-2,8%) e Bebidas (-2,4%).




Três das quatro categorias de uso avançaram na comparação mensal: Bens de consumo duráveis (+6,0%), Bens de capital (+1,8%) e Bens de consumo semi e não duráveis (+0,3%). Já a produção de Bens intermediários caiu 0,4%.




"Os bens de capital são uma sinalização importante para a expansão dos investimentos e da capacidade produtiva do país", disse Macedo.




Na comparação com janeiro do ano passado, 19 das 27 atividades tiveram crescimento, com maior contribuição do setor de Veicúlos automotores (+8,2%). A maior queda partiu do ramo Têxtil (-11,6%). Todas as categorias de uso subiram na comparação anual, com expansão mais elevada no segmento de Bens de capital (9,1%) e menos intensa entre Bens de consumo semi e não duráveis (0,8%).
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS envia água e mais equipes de resgate para apoio ao Rio Grande do Sul
Prefeitura Municipal de Fátima do Sul Ajude
Solidariedade em Ação: Fátima do Sul mobiliza ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Ajude
Prefeitos da região se unem em solidariedade as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta

Mais Lidas

1a Expo Iguatemi
Fatimassulense Lucas Barbosa conquista o pódio no rodeio e fica entre os 5° melhores em Iguatemi-MS
FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
FRENTE FRIA CHEGANDO
FRENTE FRIA chega nos próximos dias e quebra onda de calor com mudança brusca no tempo; CONFIRA
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
Fotos: CBMMSAÇÕES NO RS
Bombeiros de MS resgataram mais de 900 pessoas e 200 animais no Rio Grande do Sul