Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 30 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Dia do Jornalista: Comemorações e debates marcam o 7 de abril em todo o pais

7 Abr 2011 - 11h26Por FENAJ

Empenhadas em evidenciar as lutas dos jornalistas e fortalecer a campanha em defesa do diploma, entidades e instituições promovem diversos eventos alusivos ao Dia Nacional do Jornalista, 7 de abril. Acompanhe, a seguir, algumas delas.

Além das atividades já divulgadas no Rio de Janeiro, Paraíba, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul e Paraná, várias outras iniciativas transcorrem. O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina fez uso da palavra na sessão ordinária da Câmara Municipal de Florianópolis, nesta terça-feira, dia 5, em comemoração ao Dia do Jornalista. Está programada uma feijoada no sábado (09/04), no Complexo Esportivo da Aberssesc (Avenida Ivo Silveira, 281), em Florianópolis.

A retomada das atividades da “Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a cidadania” se dá com a produção do programa radiofônico “Jornalismo em Debate”, que estréia nesta quinta-feira, 7 de abril, às 18h30, com o tema “Liberdade de Expressão e Liberdade de Imprensa: o Brasil tem ou não?”. Além da transmissão na emissora virtual do Curso de Jornalismo, o programa ficará disponível em áudio e texto no site da webestação.

Em Alagoas o Sindicato dos Jornalistas promoveu, nesta segunda-feira (4), um café da manhã com a imprensa e membros da bancada federal do estado, buscando apoio às PECs 386/09 e 33/09, que restabelecem a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Alguns deputados que não participaram da legislatura anterior, quando a PEC 386/09 foi apresentada na Câmara e aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, também anunciaram voto favorável à Proposta, comprometendo-se a integrar a Frente Parlamentar de Defesa do Diploma de Jornalista.

Da bancada de nove deputados federais de Alagoas, 4 participaram e outros 4, apesar de ausentes, já se manifestaram favoráveis às PECs. Também ausentes da atividade em função de outros compromissos, os senadores Renan Calheiros (PMDB) e Benedito de Lira (PP) já manifestaram seu apoio.

O café da manhã também teve a participação de deputados estaduais, que aprovaram no final de 2010 um projeto de lei exigindo diploma para a contratação de jornalistas no Estado. Diversos parlamentares, inclusive da bancada governista, prometeram derrubar o veto do governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) à matéria, como aconteceu no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Em Mato Grosso o Sindicato dos Jornalistas promove, de 8 a 10 de abril, o III Congresso Estadual dos Jornalistas, na Escola Superior do Tribunal de Contas do Estado (Centro Político Administrativo em Cuiabá). Com o tema “A notícia, o comunicador e a sociedade contemporânea”, o evento é, também, alusivo ao Dia do Jornalista. Já em Goiás, a comemoração será nesta quinta-feira, a partir das 20h, no Bar Cerrado (Av. T-03), em Goiânia.

Também nesta quinta-feira, às 19h, no Auditorio Capiba da Faculdade Maurício de Nassau, em Recife, será realizado o evento "Pra que Conselho: um diálogo sobre a criação dos conselhos de comunicação". Participam do debate Osnaldo Moraes, do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (SinjoPE) e da FENAJ, Ivan Moraes Filho, representando o Movimento Nacional dos Direitos Humanos, Ricardo Mello do SinjoPE e Fórum dos Professores de Jornalismo, e Cátia Oliveira que integra o Fopecom - Fórum Pernambucano de Comunicação. E em Natal, no Rio Grande do Norte, a festa em comemoração ao Dia do Jornalista inicia às 22h desta quinta-feira, no Taverna Pub.

Em Sergipe, a Câmara Municipal de Aracaju realizou Sessão Especial segunda-feira (4) em comemoração ao Dia do Jornalista. O evento ficou marcado pela solidariedade aos profissionais da TV Sergipe (afiliada da Rede Globo), que, no mesmo dia, paralisaram suas atividades reivindicando a retirada do novo diretor da emissora, Paulo Siqueira, que, além de promover demissões, implantou um clima de terror no ambiente de trabalho.

O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo realizou na capital, nesta quarta-feira (6), o debate “Bloqueio e agenda econômica de Cuba”, comemorativo ao Dia do Jornalista. Participaram como debatedores o jornalista cubano Ariel Terrero Escalante, editor da Revista Bohemia e comentarista econômico do programa de televisão “Buenos Días”, o cônsul de Cuba em São Paulo, Aldo Fidel Cruces Amaro e o jornalista econômico Cley Scholz, chefe de reportagem do Jornal O Estado de São Paulo.

A programação estadual inclui um “sarau diplomático” em Campinas nesta quinta-feira (7), às 19h30 (Vitória Cambuí Residence - Rua Major Sólon, 535). E aludindo a comparação do ministro Gilmar Mendes entre jornalistas e cozinheiros, “sem qualquer menosprezo a esses profissionais, pelo menos de nossa parte, resolvemos botar a mão na massa e utilizar todos os ingredientes disponíveis para uma bela mistura com as letras e as novas funções da profissão” diz o texto de divulgação do evento, que terá a comida preparada por jornalistas.

Já a secretaria regional Oeste Paulista do Sindicato promove, também nesta quinta-feira, em Adamantina, agenda de atividades como entrevistas de rádio, palestras e publicação de matéria nos jornais regionais. E a regional em Santos promove, no dia 9, das 12 às 17 horas, um encontro para celebrar o Dia do Jornalista na ATMAS (Rua São Paulo, 47, Vila Mathias). Mais informações sobre estes eventos estão disponíveis aqui.

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo realiza nesta quinta-feira, às 19h, uma Sessão Solene em homenagem ao Dia do Jornalista. Durante a solenidade serão homenageados vários jornalistas que atuam ou atuaram no mercado jornalístico capixaba, entre eles a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo, Suzana Tatagiba, e o radialista e jornalista Marien Calixte. A Sessão irá prestigiar também os cursos de comunicação social e jornalismo da Faesa, UVV e UFES.

No Rio Grande do Sul o Sindicato da categoria está desenvolvendo uma série de atividades em homenagem ao Dia do Jornalista. Quarta-feira (6), dirigentes da entidade visitaram redações da Capital. Nesta quinta-feira, às 19h30, haverá debate com os estudantes de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul. Na sexta (8), a Delegacia Regional do Vale do Sinos realiza Bate-papo Jornalístico em São Leopoldo. Na mesma data, o presidente José Nunes participa, em Santa Cruz do Sul, do 1º Fórum Sul Brasileiro de Professores de Jornalismo. E na segunda-feira (11), às 17h30, o Sindicato promove a oficina “Conselho Municipal e Estadual de Comunicação”, durante o I Fórum da Igualdade, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus

Mais Lidas

ANA CASTELA - A BOIADEIRA - FOTO: Instagram @anacastelacantoraJATEÍ - BOIADEIRA CONFIRMADA
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do amigo Arnaldo Nardon, família informa sobre velório e sepultamento
FOTO: TOP MÍDIA NEWS / REPÓRTER TOPCRIME EM MS
Mulher mata jovem a facadas em festa familiar em MS