Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 30 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Diretora-geral da OMS defende gestão da pandemia de gripe suína

18 Jan 2010 - 15h05Por Folha Online

 diretora-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Margaret Chan, defendeu hoje a gestão que a instituição fez da pandemia de gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1)--, marcada pelas crescentes acusações sobre uma suposta conivência com a indústria farmacêutica.

Segundo Chan, "não haverá estimativas confiáveis sobre a taxa de mortalidade causada pela gripe A antes de um ou dois após o fim da pandemia".

Chan respondia assim às acusações de que a OMS, que em abril de 2009 declarou a primeira pandemia do século 21, alarmou excessivamente os governos e a população para promover a venda de vacinas e remédios contra esta doença, que finalmente foi considerada benigna. A indústria farmacêutica teria obtido lucros adicionais de US$ 10 bilhões graças às vacinas e remédios contra a gripe suína, segundo estimativas.

"O fato de as populações não terem se vacinado reflete que temos um grande desafio em matéria de comunicação, tal como convencer as pessoas para que adotem comportamentos saudáveis", insistiu a responsável da OMS.

Vários países ocidentais se encontraram com grandes reservas de vacinas inutilizadas e agora procuram vender os estoques. A Suíça, por exemplo, com menos de 8 milhões de habitantes, está tratando da pandemia com reservas de 13 milhões de dose da vacina que não foram utilizadas, mesma situação de outros países.

"A atitude dos governos de pedir à população para se vacinar foi uma medida prudente e conveniente. O problema foi a diferença entre nossas expectativas e o que de fato ocorreu", ressaltou Chan. A diretora assegurou que "quando for escrita a história sobre essa pandemia, os governos serão reconhecidos pela rapidez das ações para proteger suas populações".

Em vista das crescentes críticas à gestão da OMS sobre a pandemia, a organização anunciou semana passada que submeterá sua atuação a uma avaliação externa, mas não definiu quando nem como esse procedimento ocorrerá.

A crítica mais grave foi a moção apresentada pelo presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, Wolfgang Wodarg, um médico epidemiologista alemão, para investigar se houve conflito de interesses entre a OMS e as farmacêuticas. Wodarg qualificou os fatos como "o maior escândalo médico do século", e acusou os laboratórios farmacêuticos de "terem organizado uma psicose".

E, o que é mais grave, Wodarg acusou a entidade de manter relações impróprias com essas empresas, ao afirmar que "um grupo de pessoas da OMS está associada de maneira muito estreita à indústria farmacêutica".

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus

Mais Lidas

ANA CASTELA - A BOIADEIRA - FOTO: Instagram @anacastelacantoraJATEÍ - BOIADEIRA CONFIRMADA
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do amigo Arnaldo Nardon, família informa sobre velório e sepultamento
FOTO: TOP MÍDIA NEWS / REPÓRTER TOPCRIME EM MS
Mulher mata jovem a facadas em festa familiar em MS