Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 8 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Embrapa de Dourados promove amanhã Mostra de Tecnologias

2 Mar 2010 - 10h42Por Dourados News

Representantes da Assistência Técnica e Extensão Rural da região da Grande Dourados terão a oportunidade de trocar experiências com pesquisadores e técnicos da Embrapa Agropecuária Oeste, de Dourados, na Mostra de Tecnologias da Embrapa, marcada para amanhã, dia 03 de março das 7h30 às 11h30.

Na ocasião, os participantes poderão visitar o campo experimental da Embrapa e receber informações sobre “Integração Lavoura-Pecuária”, “Consórcio de milho com braquiária” (foto) “Espécies de forrageiras e adubos verdes” e “Tecnologias para as culturas de soja e de milho”.
“Além dos temas programados, também poderão ser discutidos outros relacionados à safra atual, dependendo da demanda e interesse dos participantes”, acrescenta o técnico da Embrapa, Euclides Maranho.

Sobre o Consórcio de milho com braquiária, será abordado, entre outros aspectos, o potencial de aumentar os benefícios do consórcio para racionalizar custos com o ajuste na população de plantas de braquiária, visando diminuir a competição com o milho.

Em relação à adubação verde, serão discutidas as pesquisas que a Empresa tem para identificar a melhor época de manejo para os adubos verdes de primavera/verão, além dos estudos para avaliar os efeitos do adubo verde em culturas como feijão comum, feijão caupi, milho e mandioca.

De acordo com o pesquisador Milton Padovan, a adubação verde é uma prática agrícola milenar, que tem o objetivo de melhorar a capacidade produtiva dos solos, através da oferta de material orgânico vegetal não decomposto produzido por plantas cultivadas exclusivamente para este fim, que são manejadas no início do ciclo reprodutivo. “Essas espécies [adubos verdes] são estratégicas em sistemas de rotação de culturas, ou seja, para cultivos entre as culturas de interesse econômico bem como para consórcios”, explica.

Quanto à Integração Lavoura-Pecuária (ILP), serão explicadas as vantagens do sistema tanto do ponto de vista econômico quanto agronômico. A recomendação é que tendo a agricultura e a pecuária, se num ano uma dessas atividades estiver com problemas de produção, a outra pode ajudar a manter a estabilidade econômica da propriedade.

“O uso de ILP também auxilia agronomicamente por reduzir custos de produção, aumentar a eficiência dos insumos utilizados, melhorar a qualidade do solo e aumentar a chance de produzir mais com o mesmo valor investido”, acrescenta o pesquisador Júlio Cesar Salton.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS envia água e mais equipes de resgate para apoio ao Rio Grande do Sul
Prefeitura Municipal de Fátima do Sul Ajude
Solidariedade em Ação: Fátima do Sul mobiliza ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Ajude
Prefeitos da região se unem em solidariedade as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta

Mais Lidas

1a Expo Iguatemi
Fatimassulense Lucas Barbosa conquista o pódio no rodeio e fica entre os 5° melhores em Iguatemi-MS
FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
FRENTE FRIA CHEGANDO
FRENTE FRIA chega nos próximos dias e quebra onda de calor com mudança brusca no tempo; CONFIRA
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
Fotos: CBMMSAÇÕES NO RS
Bombeiros de MS resgataram mais de 900 pessoas e 200 animais no Rio Grande do Sul