Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 3 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Emoção marca embarque de militares ao Haiti

16 Ago 2010 - 10h02Por

Foi marcado por muita emoção o embarque da primeira turma de militares do Exército Brasileiro ao Haiti. O embarque aconteceu ontem pela manhã, em Campo Grande. No total, são 90 militares do Exército, sendo 66 de Mato Grosso do Sul, que devem desembarcar na tarde de hoje em Porto Príncipe, capital do Haiti. Eles integram o 13º Contingente do Batalhão Brasileiro no país, composto por 860 militares – em sua grande maioria, do Comando Militar do Oeste, em MS, e do Comando Militar do Planalto, em Brasília. A segunda turma embarca na quarta-feira.

O grupo partiu ontem de manhã da Base Aérea de Campo Grande com destino a Boa Vista (RR), com escala em Brasília. Dezenas de familiares foram até o local se despedir de irmãos, maridos, filhos e amigos. Cada militar - que aceita voluntariamente o serviço - passa seis meses no país caribenho, onde o Brasil lidera a Missão de Estabilização das Nações Unidas para o Haiti. Neste período, continuam recebendo os salários e contam com gratificação da ONU, que varia de US$ 900 a R$ 4 mil, conforme a patente militar.

Os militares irão substituir o contingente que partiu para o Haiti após o terremoto e, além de organizar a reconstrução do país, terão de prover a segurança durante as eleições presidenciais do país, em novembro.

De acordo com o tenente-coronel Arthur Márcio Rigotti, chefe da seção de comunicação social do CMO, a primeira tropa de MS foi enviada ao Haiti em 2005. Até agora, segundo ele, não houve nenhuma baixa e o desempenho das tropas foi considerado excelente.

TREINAMENTO

Antes do ambarque para a missão, todos os militares receberam treinamento durante cinco meses. De fevereiro a julho, eles receberam orientações sobre o serviço de caráter social e humanitário e também o trabalho militar, de segurança e escolta de autoridades.

“Todos sabemos que a tropa irá encontrar uma situação muito difícil e desfavorável naquele país e, para isto, eles precisam estar muito bem preparados”, explica.

Segundo ele, embora necessário, o treinamento militar, neste caso, não é o mais importante. “O preparo psicológico destes militares é o principal trabalho a ser feito antes do embarque”, explica.

Durante a missão de paz, as famílias dos militares que compõem a tropa também recebem toda a assistência social e psicológica. O retorno está previsto para meados de janeiro de 2011.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS

Mais Lidas

ORLA DE FÁTIMA DO SUL - FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGANDO
Frente fria se aproxima com pancadas de chuvas e tempestades, veja na previsão
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
JATEÍ - TUDO DEFINIDO
Estão preparados?, Shows e datas definidas para a maior festa do MS, a Festa da Fogueira de Jateí
Religião
Nesse domingo a Paróquia Rainha dos Apóstolos em Vicentina realiza o primeiro retiro para mulheres