Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 28 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Emprego industrial fecha 2010 com maior crescimento desde 2002

11 Fev 2011 - 10h28Por Veja

O emprego na indústria brasileira encerrou o ano passado com expansão de 3,4%, revertendo a queda de 5,0% registrada em 2009, divulgou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (PIMES). A taxa acumulada em 12 meses, ao passar de 2,9% em novembro para 3,4% em dezembro, implicou a manutenção da trajetória ascendente iniciada no último mês de 2009. Com isso, o emprego industrial encerrou 2010 com a taxa mais elevada da série histórica.

Segundo o IBGE, o bom desempenho do emprego industrial é reflexo não só da recuperação gradual observada ao longo de todo o ano passado, mas também da baixa da base de comparação de 2009 – ano que concentrou a pior fase da crise financeira mundial e que levou o PIB brasileiro a recuar 0,6%.

Quando se observa apenas o indicador de dezembro, verificou-se uma elevação de 3,4% na comparação com o mesmo mês do ano anterior – ritmo ligeiramente superior ao registrado em novembro (3,1%), o que implicou a manutenção da sequência de resultados positivos iniciada em fevereiro.

Contudo, ao se analisar o dado mês a mês, houve recuo de 0,1% em dezembro ante novembro na série com ajuste sazonal. Foi a primeira queda após quatro meses de estabilidade.

No dado trimestral, o total do pessoal ocupado nos últimos três meses do ano superou em 3,6% à do quarto trimestre do ano anterior.

Regiões – Todas as 14 regiões pesquisadas pelo IBGE registraram crescimento no emprego industrial em dezembro de 2010, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O destaque foi São Paulo, que apresentou alta de 3,0% na ocupação industrial no período. No estado, houve aumentos expressivos no emprego industrial em meios de transporte (8,7%) e máquinas e equipamentos (7,5%). De acordo com o IBGE, estas atividades exerceram as maiores contribuições para o saldo positivo no mercado de trabalho na indústria paulista.

Outros destaques positivos de aumentos no emprego industrial de dezembro de 2010 ante o mesmo mês do ano anterior foram verificados na região Nordeste (3,4%), em Minas Gerais (3,9%), na região Norte e Centro-Oeste (4,6%), no Rio Grande do Sul (3,6%), em Santa Catarina (3,9%) e no Rio de Janeiro (4,4%). No período, o emprego industrial cresceu em 13 dos 18 segmentos pesquisados pelo IBGE.

No acumulado de 2010, o IBGE apurou uma alta no emprego industrial em todos os 14 locais pesquisados, na comparação com 2009. Isso é um "perfil generalizado de crescimento", na avaliação do instituto. Na análise por setores, o emprego industrial em 2010 cresceu em 13 dos 18 setores pesquisados pelo IBGE.
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do amigo Arnaldo Nardon, família informa sobre velório e sepultamento
ANA CASTELA - A BOIADEIRA - FOTO: Instagram @anacastelacantoraJATEÍ - BOIADEIRA CONFIRMADA
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
FOTO: JORNAL DA NOVAACIDENTE FATAL
Motociclista morre e mulher fica ferida em acidente na BR-376
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS