Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 6 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
História da Enfermagem Brasileira

Enfermeira Negra Douradense representa Mato Grosso do Sul em evento em Salvador na BA

30 Nov 2015 - 13h14

Em Exposição permanente do Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery - Salvador BA - em edição aberta na data de 24 de Novembro, intitulada, História da Enfermagem Brasileira: a contribuição afrodescendente - cada Estado brasileiro teve uma representante. No evento ocorrido, a enfermeira Luzia Pereira dos Santos, membro da - IMDC - Igreja Metodista Central em Dourados - filha do casal Júlio Pereira dos Santos e Maria Lima de Jesus (in memoriam), foi a representante do Mato Grosso do Sul. O motivo da escolha de Luzia se deve a sua história de luta, superação e atuação na área de enfermagem, tendo trabalhado em diversos lugares desde 1970, quando após assistir a uma palestra sobre vocação se descobriu chamada para a profissão. Após concluir o Curso de Auxiliar de Enfermagem mudou-se de Dourados para Campo Grande, indo trabalhar na Santa Casa de Misericórdia, como Auxiliar de Enfermagem. Com o passar do tempo, devido a seu crescente bom desempenho profissional logo se destacou e se tornou chefe do posto de enfermagem, área onde era respeitada e conhecida como “ligeirinha“, pois sempre andava rapidinho de um lado para outro.

Em 1974, a direção da Santa Casa viu a necessidade de montar um CTI, e a indicou para fazer um estágio de um mês no CTI do Hospital das Clínicas de Belo Horizonte - MG. Pesava sobre Luzia a responsabilidade de ao retornar do estágio montar o CTI da Santa Casa em Campo Grande, e assumir a chefia. A responsabilidade era muito grande, mas com fé e trabalho, pela graça de Deus, mais uma vez obteve êxito. Isso ocorreu quando a Chefe de Enfermagem na Santa Casa de Campo Grande era a Dra. Mara Oliveira de Souza, pessoa que sempre deu pleno apoio a Luzia.

Atualmente exerce atividade de professora do Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - nos Cursos Técnicos de Segurança do Trabalho, nas áreas de Doenças Ocupacionais, Saúde do Trabalhador e Primeiros Socorros, e desenvolve atividade como colaboradora no Coren- MS - Subseção de Dourados. Certamente que assim como grande maioria dos afro-brasileiros a homenageada enfrentou e deve ainda enfrentar muitos obstáculos, todavia, apesar das dificuldades da vida ela jamais se deixou abater e hoje fulgura como mulher afrodescendente vencedora, tendo seu nome, histórico e fotos registrados no MuNEAM - Museu  nacional de enfermagem  Ana Neri. Leia abaixo o testemunho dessa guerreira da resistência negra:

“Como mulher, negra e de família humilde me considero realizada como pessoa, e como profissional. Perdi minha mãe aos 6 anos de idade, mas meu  pai assumiu papel de pai e mãe, e  me deixou o maior legado que é o caráter e que me ensinou que a cor da pele não deve ocupar o 1º lugar e sim a pessoa . Sempre fui reconhecida com dignidade nos lugares onde exerci minha profissão, ser negra nunca foi empecilho para ocupar os lugares de destaques que ocupei, e tenho certeza que como pessoa e como profissional de enfermagem graças a Deus desempenhei muito bem os papéis a mim confiados.”
____________
Luzia Pereira dos Santos em 1979 graduou-se em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Juiz de Fora – MG. Em 1991 pós graduou-se em: Administração dos Serviços de Saúde Pública e Administração Hospitalar  pela Universidade de Ribeirão Preto – SP
Educação Profissional na Área de Saúde/ Enfermagem pela ENSP/ FIOCRUZ em 2003
Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela ENSP/FIOCRUZ em 2008
Email: email.luzpersan@hotmail.com
_________________
Informou: Rev. José do Carmo da Silva - mano Zé - Igreja Metodista em Marcos Roberto – Campo Grande – MS.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação

Mais Lidas

Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Simone Mendes confirma presença no 37° aniversário de Vicentina veja o vídeo
COMPROMISSO COM MS
Em exposição agropecuária de Glória de Dourados, governador reforça compromisso com municipalismo
Tereré é tradição em MS (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)TERERÉ
Tereré é paixão sul-mato-grossense, mas vale ingerir apenas a bebida com termômetros acima dos 35&or