Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 28 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Esquenta disputa pela presidência da OAB/MS

21 Out 2006 - 09h50
Reginaldo Coelho

O debate entre os quatro candidatos que disputam a presidência da OAB/MS (Ordem dos Advogados de Mato Grosso do Sul), realizado nesta sexta-feira na Unaes, foi marcado pela apresentação de idéias e respostas às perguntas dos acadêmicos e demais presentes. Participaram da troca de idéias os advogados Newley Amarilla, Nery Azambuja, Otton Nasser e Fábio Trad.

Um dos temas mais questionados foi em relação ao exame da Ordem. Todos os candidatos defenderam a continuidade do teste, entretanto, com algumas melhorias. O candidato Newley Amarilla, da chapa “OAB forte, advogado forte”, defendeu a unificação do exame, ou seja, para que ele seja realizado pela OAB nacional e não pelas seccionais de cada estado.

Outra proposta defendida pelos advogados durante o debate refere-se ao aprimoramento e revisão do ensino jurídico nas instituições de ensino, visando preparar melhor o profissional da área. O candidato Nery Sá e Silva Azambuja, da chapa “Compromisso com o Advogado”, defendeu que os acadêmicos devem buscar o conhecimento, expandido os interesses pelas pesquisas e pela participação política.

Já o candidato Otton Nasser, da chapa “OAB é a nossa política”, ressaltou a importância de os acadêmicos realizarem estágio desde o primeiro ano da faculdade. Segundo ele, a prática ajuda os advogados, pois exercendo a profissão antes eles estarão “anos luz à frente dos outros”.

Ainda dentre os temas debatidos a ética na advocacia foi muito citada. O advogado Fábio Trad da chapa “Você na OAB”, afirmou a importância da parte institucional da Ordem. “A OAB tem que participar da defesa da democracia, da ética e dos valores republicanos”, afirma.

O único ponto mais delicado do debate foi quando os acadêmicos questionaram ao advogado Fábio Trad a respeito de sua independência político partidária, já que ele é irmão de um prefeito municipal, de um deputado estadual eleito e de um deputado federal. “Nós, da família Trad, somos uma família de bem. Imagina se eu fosse filho de um Delúbio Soares ou um Marcos Valério? Aí sim eu teria vergonha de vir aqui”, defende reforçando que o parentesco não influenciará nas decisões da chapa.

Os temas do debate foram propostos pela universidade, que determinou que os candidatos fizessem orientações voltadas para os acadêmicos. No primeiro debate, realizado na Faculdade Estácio de Sá, os candidatos fizeram muitas acusações e acabaram deixando de lado a apresentação de propostas, sendo que alguns como Nery e Trad lamentaram os ataques.

 

 

Mídia max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Eduir Nunes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FOTO: JORNAL DA NOVAACIDENTE FATAL
Motociclista morre e mulher fica ferida em acidente na BR-376
(Redes sociais)DESPEDIDA
Familiares lamentam morte de casal em acidente; 'Sua sonhada moto veio e a mesma nos tirou você'