Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 7 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Fiems considera Livro Branco de Defesa exercício de democracia

29 Mar 2011 - 15h34Por Assessoria

Com a presença de mais de 200 pessoas, entre civis e militares, o Ministério da Defesa, em parceria com a Fiems, iniciou o Seminário Livro Branco de Defesa Nacional na manhã desta terça-feira (29/03), no auditório térreo do Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande. Na abertura do evento, o presidente interino da Fiems, Alonso Resende do Nascimento, destacou a importância da elaboração do documento.

 
 

“Entendemos que a preparação de um Livro Branco da Defesa é um exercício de democracia, onde o processo requer extensa cooperação entre civis e militares, consulta entre os líderes políticos e ministérios, evidenciando uma ampla conscientização a respeito das funções e do valor das Forças Armadas”, declarou Alonso do Nasciimento.

 
 

Ele ressaltou o orgulho da Fiems em abrigar o evento que tem extrema importância para a segurança nacional. “O Livro Branco de Defesa vai reunir dados estratégicos, orçamentários, institucionais e materiais detalhados sobre as nossas Forças Armadas e por esta razão mereceu todo o nosso empenho em oferecer a infra-estrutura necessária para que seja realizado da melhor forma”, lembrou.

 
 

Gratidão

 
 

O comandante militar do Oeste, general de Exército João Francisco Ferreira, evidenciou a gratidão de entidades e entes públicos envolvidos na realização do evento, sobretudo a atenção dispensada pela Fiems. “Queremos agradecer em especial a Federação das Indústrias que proporcionou condições para a realização do evento”, destacou.

 
 

Na avaliação do comandante, o tema ainda é pouco conhecido da maioria da sociedade brasileira, daí a importância de provocar o debate. “Entendemos que defesa nacional não é exclusiva de homem fardado é algo que extrapola os muros do quartel e envolve a sociedade brasileira”, pontuou, reforçando que o Livro Branco de Defesa Nacional, elaborado pelo Ministério da Defesa, conterá dados estratégicos, orçamentários, institucionais e materiais detalhados sobre as Forças Armadas.

 
 

Também participaram da abertura do evento o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Vantuir Jacini, representando o governador André Puccinelli, o vice-prefeito da Capital, Edil Albuquerque, o chefe da assessoria de planejamento institucional do Ministério da Defesa, Júlio de Amo Júnior, e o desembargador Carlos Eduardo Contar, representando o Tribunal de Justiça do Estado.

 
 

Programação

 
 

O Seminário Livro Branco de Defesa Nacional tem como tema “A Sinergia entre Defesa e Sociedade – O lugar da defesa na sociedade brasileira: entre as intervenções domésticas e os constrangimentos internacionais”. A primeira palestra do dia teve como tema "O papel das Forças Armadas na construção do Estado Brasileiro", ministrada professor doutor da Fundação Getúlio Vargas, Celso Castro.

 
 

Na sequência, o tema abordado foi "Política Externa Brasileira e os interesses nacionais: o papel da sociedade na definição dos objetivos", apresentado por Raul Jungmann, ex-ministro e ex-deputado federal. Ainda no período da manhã, o professor doutor da Universidade Federal de São Carlos, João Roberto Martins Filho, apresentou o tema "O poder militar como elemento crítico para a projeção externa brasileira: mito ou realidade?".

 
 

Logo depois o brigadeiro do ar Luiz Eduardo Rocha Paiva vai apresentar o tema "O Brasil como potência de paz: A pressão civil para a ampliação das FFAA no plano doméstico". Já no período da tarde, a partir das 14h30, o general de Exército Alberto Cardoso apresenta o tema "Forças Armadas, Nação e Segurança na América do Sul". Na sequência o tema será "O papel do poder legislativos nas questões de defesa", pelo professor doutor da Fundação Getúlio Vargas, Octavio Amorim Neto.

 
 

Finalizando o seminário o palestrante Antonio Jorge Ramalho da Rocha, professor doutor da Universidade Federal de Brasília, apresenta o tema "A produção bibliográfica sobre defesa no Brasil: Uma análise da interação da Academia com os setores de Defesa". Todos os participantes credenciados receberão certificados, sendo que as palestras serão moderadas por Delano Teixeira Menezes. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Prefeitura Municipal de Fátima do Sul Ajude
Solidariedade em Ação: Fátima do Sul mobiliza ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Ajude
Prefeitos da região se unem em solidariedade as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí

Mais Lidas

Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
Entretenimento
Simone Mendes confirma presença no 37° aniversário de Vicentina veja o vídeo
COMPROMISSO COM MS
Em exposição agropecuária de Glória de Dourados, governador reforça compromisso com municipalismo
Tereré é tradição em MS (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)TERERÉ
Tereré é paixão sul-mato-grossense, mas vale ingerir apenas a bebida com termômetros acima dos 35&or