Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 8 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Fiscalização de fertilizantes contribui para qualidade da agrícultura

26 Fev 2010 - 09h42Por Mapa

É responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fiscalizar insumos usados exclusivamente na agricultura. Rotineiramente, a produção e comercialização de fertilizantes, inoculantes (bactérias que fornecem nutrientes em simbiose com as plantas) e corretivos (calcário agrícola para adequar a acidez do solo) são acompanhados por 120 fiscais federais do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária (DFIA/SDA). Os profissionais inspecionam instalações de fábricas, o processo produtivo, coletam amostras na indústria e no comércio e enviam para análise na rede oficial de laboratórios.
As empresas que fabricam e importam esses produtos são registradas no Mapa. Hoje, o cadastro do DFIA tem aproximadamente 1.200 estabelecimentos produtores e mais de cinco mil comerciantes habilitados a vender fertilizantes, inoculantes e corretivos.

Se bem utilizados na agricultura, esses insumos básicos contribuem para aumentar significativamente a produção de frutas, verduras e legumes. O Brasil é o 4º maior consumidor mundial de fertilizantes minerais (extraídos de rochas). No ano passado, foram utilizadas cerca de 22 milhões de toneladas de insumo, sendo aproximadamente 70% importado. Também em 2009, o consumo de calcário (corretivo) foi de 19 milhões de toneladas e de inoculantes chegou a 25 milhões de doses.

Fiscalização - No ano passado, foram coletadas sete mil amostras de produtos, representando 1,4 milhão de toneladas. A divulgação dos resultados deve ocorrer em março. Nas análises é verificada a qualidade dos insumos em relação ao conteúdo de nutrientes, como nitrogênio, fósforo e potássio. Também são observadas as características necessárias para a aplicação do produto como umidade, uniformidade do tamanho das partículas e densidade.

A fiscalização do DFIA é responsável também pela identificação de possíveis contaminantes em produtos, como metais pesados tóxicos. Essa medida contribui para evitar a degradação do solo e garantir alimentos livres desses resíduos.

"Vários tipos de fertilizantes estão à disposição dos agricultores, atendendo às diferentes regiões e culturas do Brasil. Os sólidos são aplicados no solo. Os líquidos podem ser usados nas folhas ou na irrigação. Já os inoculantes são misturados às sementes e potencializam a absorção de nutrientes", explica o coordenador da área de fertilizantes, inoculantes e corretivos do DFIA, Hideraldo José Coelho. (Leilane Alves)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS envia água e mais equipes de resgate para apoio ao Rio Grande do Sul
Prefeitura Municipal de Fátima do Sul Ajude
Solidariedade em Ação: Fátima do Sul mobiliza ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Ajude
Prefeitos da região se unem em solidariedade as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta

Mais Lidas

1a Expo Iguatemi
Fatimassulense Lucas Barbosa conquista o pódio no rodeio e fica entre os 5° melhores em Iguatemi-MS
FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
FRENTE FRIA CHEGANDO
FRENTE FRIA chega nos próximos dias e quebra onda de calor com mudança brusca no tempo; CONFIRA
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
Fotos: CBMMSAÇÕES NO RS
Bombeiros de MS resgataram mais de 900 pessoas e 200 animais no Rio Grande do Sul