Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 19 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Força Nacional de Segurança atuará nas divisas do RJ

4 Jan 2007 - 08h29
A FNS (Força Nacional de Segurança) atuará inicialmente nas divisas do Estado do Rio impedindo a entrada de drogas e armas. O governador Sérgio Cabral Filho (PMDB) disse que a data para o início das operações e o tamanho do efetivo serão discutidos, mas que os homens virão "gradualmente" até a realização dos jogos Panamericanos, em julho.

Segundo Cabral também vai requisitar ao governo federal a utilização de helicópteros, embarcações e outros equipamentos das Forças Armadas no combate ao crime, além de treinamento. A FNS vai atuar em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil e a Polícia Militar.

O governador também prometeu solicitar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a ação das Forças Armadas no patrulhamento ostensivo no entorno das unidades militares do Estado.

"É o começo de um trabalho conjunto, é profilático. Estamos enfrentando um problema crônico de décadas que precisa ser encarado com sabedoria, sem pirotecnia ou arranjos provisórios", disse Cabral. "A Polícia Civil, a Polícia Militar são insubstituíveis, estamos tratando parcerias", disse o governador.

Na próxima semana, Cabral se reúne com os demais governadores do Sudeste --o mineiro Aécio Neves (PSDB), o paulista José Serra (PSDB), o capixaba Paulo Hartung (PMDB) e os respectivos secretários de segurança-- para uma reunião do gabinete de gestão integrada da região. "Acabou a época do fazer sozinho, de disputar espaço na gestão de segurança", afirmou Cabral.

Ataques

No primeiro dia da onda de violência, na quinta-feira (28 de dezembro), além dos ataques a tiros contra forças policiais, ônibus foram incendiados. Um deles, da viação Itapemirim, foi interceptado na via que liga a avenida Brasil à rodovia Washington Luís. Foi o dia de ações mais violentas.

Os criminosos roubaram objetos dos passageiros e atearam fogo no veículo, que fazia a linha Cachoeiro de Itapemirim (ES) - São Paulo. Sete dos 28 passageiros morreram na hora, carbonizados. Uma oitava vítima morreu domingo, no hospital.

Na semana passada, autoridades divergiram sobre as causas da violência. Para o então secretário da Segurança, Roberto Precioso, os atos podem ter sido motivados por possíveis mudanças na política da administração penitenciária, com a mudança de governo. Já o secretário da Administração Penitenciária, Astério Pereira dos Santos, disse que as ações foram uma reação às milícias de policiais e ex-policiais que tomam conta de morros e favelas na cidade.
 
 
 
 
 
Folha

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Saúde Delicada
O Ator Tony Ramos passa por cirurgia de emergência na cabeça para tratar sangramento cerebral no RJ
Ajude o RS
Culturamense registra a devastação de Lageado durante entrega de 21 toneladas de donativos
Fotos: Saul Schramm BOMBEIROS DE MS EM AÇÃO NO PANTANAL
Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 área
SOLIDARIEDADE AO RIO GRANDE DO SUL
De Fátima do Sul e Culturama: Carreta com 17 toneladas de donativos chega a Roca Sales, RS
OLHA A HISTÓRIA
Mulher fica em coma por 17 dias após tomar remédio para cólica

Mais Lidas

Foto: reprodução internetNOVA FRENTE FRIA
Nova frente fria derruba temperaturas em MS; confira a previsão
EXPORAMA 2024EXPORAMA 2024 - VEJA PROGRAMAÇÃO
Com Laço, Rodeio, Shows e entrada franca, prefeita anuncia programação do aniversário de CULTURAMA
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Nivalda Pinheiro, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Mulher pode ter matado filho na capital paraguaia / Reprodução ABC ColorTRAGÉDIA FAMILIAR
Mãe mata filho de 05 anos enforcado e é achada morta
INDENTIFICADO
Morto encontrado com mãos amarradas e seminu em lixão na fronteira é identificado