Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 3 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Governo realiza 1º encontro do curso de Libras na UFMS

29 Nov 2004 - 15h54
Para discutir as questões que dizem respeito ao ensino da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), através do Departamento de Letras, e a Secretaria de Estado de Educação (SED), através do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às pessoas com Surdez (CAS), realizam de hoje até amanhã, no anfiteatro do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), o 1º Encontro do Curso de Libras em Contexto, voltado ao universo acadêmico.

Sob o tema “A universidade e o surdo: um encontro inevitável”, o evento discutirá as questões que permeiam o ensino da Libras em todos os níveis de ensino. Cerca de 200 pessoas, entre diretores de escolas que trabalham com alunos surdos, entidades que atuam na formação de instrução dos surdos e representantes de universidades, participam do encontro. “Não basta falarmos sobre inclusão dos surdos apenas no contexto da educação básica. É preciso ampliar as discussões, fazendo uma abordagem, também, do acesso do surdo à universidade”, afirma a coordenadora do CAS, Cícera Celma Cosmo de Arruda.

O 1º Encontro do Curso de Libras em Contexto aborda as perspectivas lingüísticas (caminhos percorridos e os novos desafios) da Libras, sistematização do ensino dessa linguagem e o papel do instrutor surdo e o ensino da Libras. Além disso, haverá a exposição de painéis e mesas redondas e debates sobre a temática da surdez. Entre os ministrantes, estão a professora doutora Maria Emília Borges Daniel, a coordenadora estadual do Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos, professora Shirley Vilhalva, a professora da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Maria Luiza Arruda de Almeida Serra, além de acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia e instrutores de libras que atuam na Capital e no interior.

O encontro é uma conseqüência do projeto de extensão da UFMS Libras em Contexto, que, durante todo o ano, ofereceu o curso básico de linguagem de sinais a cerca de 20 alunos dos cursos de Pedagogia e de Letras. O CAS/SED cedeu os profissionais para atuarem no curso, que teve a primeira edição este ano. “Nosso objetivo é formar multiplicadores”, observa o acadêmico de Letras, coordenador do curso e membro da comissão de educação especial da UFMS, Oldemar Cabanhe. Em 2005, o objetivo é expandir o curso para outras licenciaturas e para a comunidade.

As atividades se estenderão hoje pela tarde e noite no Anfiteatro do CCHS da UFMS. Amanhã, será retomado o encontro a partir das 18h. Outras informações pelo telefone 325-6611.
 
 
Agência Popular

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS

Mais Lidas

ORLA DE FÁTIMA DO SUL - FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGANDO
Frente fria se aproxima com pancadas de chuvas e tempestades, veja na previsão
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
JATEÍ - TUDO DEFINIDO
Estão preparados?, Shows e datas definidas para a maior festa do MS, a Festa da Fogueira de Jateí
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
Religião
Nesse domingo a Paróquia Rainha dos Apóstolos em Vicentina realiza o primeiro retiro para mulheres