Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 5 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Horticultura em presídios beneficia entidades sociais em MS

1 Dez 2009 - 11h00Por MS Notícias

A horticultura em unidades penais representa uma importante ferramenta de incentivo à disciplina dos internos, por meio da ocupação produtiva, e ainda ajuda incrementar a alimentação tanto dentro dos presídios como a de entidades sociais, escolas, creches e hospitais.

Na Penitenciária Harry Amorim Costa (PHAC), em Dourados, o trabalho de plantio de legumes e verduras tem contribuído para a limpeza da unidade penal e vem refletindo diretamente no bom comportamento dos detentos. Segundo a administração do presídio, nos locais onde funcionam as hortas, antes delas serem instaladas, eram jogados pelos internos todo o tipo de lixo, o que provocava muita sujeira. “Agora eles colocam os restos em sacolas plásticas”, ressalta.

Já em Ponta Porã, os legumes e verduras produzidos na Unidade Penal Ricardo Brandão (UPRB) são distribuídos a escolas municipais. A iniciativa faz parte de uma parceira entre a direção do presídio e a Prefeitura Municipal. No local estão plantadas alface, cheiro verde, beterraba, cenoura, pepino, cebolinha abobrinha, rúcula, chicória, couve, entre outros. As hortaliças também são utilizadas no abastecimento do estabelecimento penal.

De acordo com o diretor da UPRB, Rodrigo Borges Marques, existe a pretensão de, futuramente, além das escolas, atender asilos, creches e a população carente da cidade. Borges destaca que é importante o desenvolvimento de ações como esta, pois além de beneficiar os detentos e o presídio, também contribui com a população diretamente. “O projeto traz mais tranquilidade e harmonia para o local, os internos até se juntam e oram para que a horta seja abençoada e produza bastante”, comenta.

A Penitenciária de Dois Irmãos do Buriti, que atualmente funciona em regime semiaberto, também possui um espaço destinado à plantação de hortaliças. A produção está servindo para abastecer instituições que atendem à população da cidade, como o hospital e algumas creches do município, além da Apae (Associação dos Pais e Amigos do Excepcional) e o Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). A distribuição das hortaliças às entidades acontece semanalmente.

A horticultura representa uma ocupação produtiva também para internos de outras unidades penais do Estado, refletindo diretamente em benefícios não só para eles, como também para o presídio e para a sociedade como um todo. Pelo trabalho, os reeducandos recebem remição, a cada três dias trabalhados, eles garantem um a menos na pena a ser cumprida.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação

Mais Lidas

ORLA DE FÁTIMA DO SUL - FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGANDO
Frente fria se aproxima com pancadas de chuvas e tempestades, veja na previsão
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
JATEÍ - TUDO DEFINIDO
Estão preparados?, Shows e datas definidas para a maior festa do MS, a Festa da Fogueira de Jateí
Entretenimento
Simone Mendes confirma presença no 37° aniversário de Vicentina veja o vídeo
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul amanheceu triste com o falecimento do amigo Martins, pai do Cleber da SOS Celulares