Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 18 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

II Encontro do PMDB Mulher será realizado na Assembléia

9 Dez 2004 - 14h00

Avaliar o desempenho das mulheres que foram candidatas na última eleição e fazer uma avaliação das atividades desenvolvidas em 2004. Estes são os objetivos do II Encontro Estadual do PMDB Mulher, que acontece no dia 11 de dezembro, a partir das 8h, no plenário Júlio Maia, na Assembléia Legislativa. Em 2003, prestigiaram o evento 520 mulheres, seis prefeitos, o senador Ramez Tebet, deputados federais e estaduais, vereadores de Campo Grande e do interior. A expectativa esse ano é superar os números do primeiro encontro.

 

A deputada estadual Celina Jallad, presidente do PMDB Mulher estadual e secretária do PMDB Mulher nacional, é responsável pela realização do evento, e acredita que as mulheres estão preparadas para fazer parte das mudanças sociais do país. “As mulheres ganham menos que os homens, mas são as que assumem as maiores responsabilidades familiares e domésticas. Prova de sua capacidade é que hoje elas são provedoras de mais de 75% dos domicílios brasileiros, e principais provedoras de uma entre cada três famílias. Diante desse quadro, não podemos deixar de ressaltar que é essencial a participação da mulher na política”, disse a parlamentar.

 

Já confirmaram presença, entre outras autoridades, Elcione Barbalho, presidente nacional do PMDB Mulher; Simone Tebet, prefeita eleita de Três Lagoas e deputada estadual, Marisa Serrano, vice-prefeita da Capital, além de lideranças do partido de Campo Grande e do interior.  Para Celina Jallad, atualmente, a mulher conhece seu papel na sociedade e está consciente dos direitos conquistados, o que resulta numa participação mais efetiva e dinâmica na vida política do país. “Nas eleições deste ano, o PMDB foi o partido que mais elegeu mulheres: 79 prefeitas e 1.093 vereadoras em todo o país”, lembra ela.

 

Em Mato Grosso do Sul, oito donas de casas exercerão mandato de vereadoras nos municípios de Antônio João, Brasilândia, Corguinho, Fátima do Sul, Itaporã, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro e Sonora, o que exemplifica o crescimento do setor feminino na vida política. “O ingresso da mulher na vida pública é um exemplo claro de fortalecimento da democracia. A mulher agora define seu papel na política e no poder, num claro sinal de que não se contenta mais com o segundo plano. As mulheres estão aptas a tomarem decisões cruciais para a sociedade e começam a compreender isso”, conclui Celina Jallad.

 

Histórico - Um dos direitos fundamentais do ser humano, o do acesso à educação formal, só pôde ser exercido pelas mulheres brasileiras a partir de 1827. O acesso à universidade só foi admitido em 1879. A mulher adquiriu o direito de votar em 1932, depois de muita luta.

 

Do voto feminino à presença de mulheres na gestão direta dos negócios de Estado, foi uma longa e sofrida caminhada. A consciência feminista ficou acentuada, especialmente a partir da fixação pela ONU em 1975, quando se declarou o Ano Internacional da Mulher. A partir daí o feminismo cresceu no Brasil e a questão da participação da mulher na vida política ganhou corpo - o feminismo é um fermento importante para a ativação política feminina.

 

Há algum tempo, os partidos políticos têm procurado criar mecanismos que assegurem a presença feminina na vida pública e na sociedade. Como conseqüência, as brasileiras começam a descobrir um novo leque de oportunidades. Hoje, elas lideram 46% dos pequenos negócios existentes no Brasil - em 2000 eram apenas 29%.

 

 

Assembléia Legislativa

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Saúde Delicada
O Ator Tony Ramos passa por cirurgia de emergência na cabeça para tratar sangramento cerebral no RJ
Ajude o RS
Culturamense registra a devastação de Lageado durante entrega de 21 toneladas de donativos
Fotos: Saul Schramm BOMBEIROS DE MS EM AÇÃO NO PANTANAL
Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 área
SOLIDARIEDADE AO RIO GRANDE DO SUL
De Fátima do Sul e Culturama: Carreta com 17 toneladas de donativos chega a Roca Sales, RS
OLHA A HISTÓRIA
Mulher fica em coma por 17 dias após tomar remédio para cólica

Mais Lidas

FOTO: ILUSTRATIVAFÁTIMA DO SUL - CARRETA TOP DANCE
Com falhas técnicas e documentais, prefeitura não expede alvará para transporte da Carreta Top Dance
EXPORAMA 2024EXPORAMA 2024 - VEJA PROGRAMAÇÃO
Com Laço, Rodeio, Shows e entrada franca, prefeita anuncia programação do aniversário de CULTURAMA
Motocicleta ficou totalmente destruída - Foto: IvinoticiasIVINHEMA - ACIDENTE FATAL
ACIDENTE FATAL: Colisão frontal na BR-376 deixa motociclista morto em Ivinhema
SOLIDARIEDADE AO RIO GRANDE DO SUL
De Fátima do Sul e Culturama: Carreta com 17 toneladas de donativos chega a Roca Sales, RS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Nivalda Pinheiro, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento