Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 27 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Índios de MS debatem garantia de seus direitos na educação

30 Jun 2004 - 15h09
Se existe um grupo social que define, hoje, a escola pública com consciência e criatividade são os índios”, afirmou o coordenador-geral de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/MEC), Kléber Matos, durante a abertura do 1º Congresso Estadual de Professores Indígenas, ontem à noite. O representante do ministério enfatizou que esse é um momento de afirmação da cultura brasileira porque trará idéias e propostas interessantes para a escola pública.

De acordo com Kleber, os diretos indígenas estão sendo muito questionados, principalmente depois da promulgação da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa convenção estabelece como os governos – seja na esfera municipal, estadual ou federal – devem tratar a população indígena. “Depois que o presidente [Luiz Inácio Lula da Silva] promulgou a convenção 169, no dia 19 de abril deste ano, qualquer definição de uma política administrativa específica para determinada comunidade deve ser, necessariamente, discutida com os próprios interessados”, explica.

Dessa forma, a organização e formação dos professores indígenas, assim como a análise da educação escolar específica para índios, precisava de uma oportunidade para o debate, definição e valorização das nove etnias indígenas que vivem em Mato Grosso do Sul. A ocasião permitirá que a comunidade escolar indígena analise e discuta políticas públicas junto com os governos municipal, estadual e federal.

A coordenadora de Políticas Específicas em Educação da Secretaria de Estado de Educação (SED), Terezinha Zandavalli de Figueiredo, disse que o congresso permitirá dar direcionamento para um trabalho concreto, voltado à educação escolar indígena. Mato Grosso do Sul possui 28 escolas públicas indígenas e 53 extensões, com projeto pedagógico diferenciado. A maioria dessas unidades tem professores e diretores índios.

Cerca de 450 pessoas educadores índios e não-índios que atuam nos 25 municípios, onde é oferecida a educação escola indígena, estão participando do congresso, que termina na sexta-feira. As atividades estão sendo realizadas no Teatro da Mace, o dia todo.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
FOTO: REDES SOCIAISSUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS