Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 2 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Indústria bate recorde na geração de empregos em MS

29 Abr 2011 - 10h52Por Assessoria

O setor industrial de Mato Grosso do Sul, composto pelas indústrias de transformação, de extrativismo mineral, de construção civil e de serviços de utilidade pública, bateu em março o recorde na geração de empregos formais no ano com 5.346 novas vagas e já registra um total de 118.337 postos de trabalho no Estado, conforme levantamento do Radar Industrial da Fiems com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego. Para se ter uma idéia, apenas os segmentos indústria de transformação e indústria da construção civil geraram juntos 4.979 vagas, sendo 2.689 pelo primeiro e 2.290 pelo segundo.

Além disso, ainda conforme o Radar da Fiems, o setor industrial já corresponde por 41,9% do total de novos empregos criados em Mato Grosso do Sul no ano, enquanto na seqüência aparecem os setores de serviços, com 4.102 vagas ou 32,1%, e agropecuária, com 2.814 vagas ou 22,0% do total de novos empregos criados em 2011. O Estado, com o saldo acumulado em março, obteve a marca de 562,9 mil postos formais de trabalho, indicando uma elevação equivalente a 3,04% sobre o estoque total verificado ao fim de 2010.

Com saldo de 1.071 empregos formais criados no mês de março, a indústria mantém a parcela de 21% de todo o emprego formal existente no Estado, ficando atrás somente dos setores de serviços (26%) e administração pública (23%), com um total de 143,8 mil e 130,7 mil empregos formais, respectivamente. O resultado ocorrido em março fez com que o segmento industrial em Mato Grosso do Sul alcançasse um novo recorde de empregos formais. Adicionalmente, de janeiro de 2010, até o momento, o recorde de empregos nas atividades industriais foi quebrado em 13 oportunidades, das quais nove foram consecutivas, como pode ser observado na tabela abaixo.

Índice

Pelo Índice de Evolução do Emprego Formal na Indústria, calculado pelo Radar da Fiems, o segmento industrial, na posição verificada em março, foi de 173,3 pontos, indicando um crescimento de 73% sobre o estoque do ano base de 2005. Na mesma comparação, o setor de serviços apresentou um índice de 144,2 pontos e crescimento de 44%, o comércio com 132,5 pontos (+33%), a agropecuária com 116,5 pontos (+17%) e administração pública com 112,5 pontos (+13%).

No caso do emprego formal total em Mato Grosso do Sul, o índice de evolução alcançou a marca 134,3 pontos (+34%). Constata-se, deste modo, que no período compreendido entre 2005 e 2011, até o mês de março, o ritmo de expansão do emprego formal na indústria em Mato Grosso do Sul foi 29% maior que àquele apresentado pelo conjunto da economia estadual. Na mesma comparação, em relação aos segmentos de serviços, comércio, agropecuária e administração pública, o ritmo de expansão da indústria foi maior em 20%, 31%, 49% e 54%, respectivamente.

No comparativo com igual mês do ano passado, os desempenhos do Índice de Evolução do Emprego Formal foram indústria (10,9%), serviços (8,1%), comércio (7,3%) e agropecuária (0,1%). Na mesma comparação, o índice para conjunto da economia sul-mato-grossense apresentou crescimento equivalente a 5,6%. Por fim, na comparação com o mês imediatamente anterior, os índices de evolução do emprego formal nos serviços, indústria, agropecuária e comércio apresentaram desempenhos equivalentes a 1%, 0,9%, 0,3% e -0,2%, respectivamente. Já a administração pública, na mesma comparação, não apresentou alteração em seu índice.
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS

Mais Lidas

Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
FOTO: ASSESSORIAINAUGURAÇÃO
Atendendo Fátima do Sul e região, inaugurou na última 5ª-feira Vanessa Parpinelli Estética Avançada
Ciclista morreu na hora: Fotos: Leandro Holsbach/Ligado Na NotíciaACIDENTE FATAL
Ciclista morre atropelado por carro na BR-163 em Dourados; VEJA NA LIVE