Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 4 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Indústrias devem contratar mais em 2007, indica pesquisa

22 Nov 2006 - 15h49
 

O ritmo de expansão do emprego industrial deve aumentar em 2007, de acordo com a Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em conjunto com o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), divulgada hoje (22).

Segundo a pesquisa, entre as 1.050 empresas consultadas, houve aumento de 40% das que pretendem contratar no ano que vem. No mesmo período do ano passado, 30% disseram que contratariam em 2006. Já a parcela das que programam demissões diminuiu de 16% para 10%.

Das empresas pesquisadas, 39% programam aumentar os investimentos em 2007. No ano passado esse número era de 38%. Ao mesmo tempo diminuiu de 22% para 13% a proporção de empresas que pretendem diminuir os gastos.

Já com relação ao faturamento, a parcela de empresas que prevêem aumento é de 72% contra 71% no ano passado. Aquelas que prevêem faturar menos em 2007 são 5%, ante 9% no ano passado. A proporção de empresas que esperam melhoria nos negócios aumentou de 44% para 47%. O grupo de pessimistas diminuiu de 13% para 6%.

De acordo com a pesquisa, as expectativas quanto às exportações da indústria de transformação são mais otimistas do que as feitas em outubro de 2005. Empresas que representam 59% do mercado esperam crescimento das exportações em 2007, número superior aos 53% anteriores. As que prevêem diminuição são 10%, ante os 12% do ano passado.

As importações devem aumentar para 27% das consultadas este ano contra 29% em outubro de 2005. Aquelas que esperam diminuição são 8%, um ponto percentual a menos do que no ano anterior.

Segundo o coordenador do Ibre, Aloísio Campelo, o otimismo das empresas pode ser considerado moderado, o que demonstra que a indústria está com a expectativa de que o crescimento do ano que vem não será “muito mais forte” do que o deste ano, que, na avaliação dos pesquisadores, não foi tão grande. “A pesquisa não capta um otimismo inesperado. A indústria está passando por uma fase de crescimento um pouco turbulento, ainda não disseminado para todos os segmentos, mas há uma expectativa de continuidade desse crescimento”.

Campelo explicou ainda que a maioria das empresas (42%) prevê crescimento entre 0,1% e 5% no faturamento. Um crescimento de 5,1% a 10% foi previsto por 37% das empresas, enquanto o crescimento de 10,1% a 20% foi destacado por 16% das pesquisadas. Já 5% das consultadas esperam crescer mais do que 20%.

“Parece que há uma cautela maior e também a economia brasileira tem alcançado um nível de previsibilidade maior nos últimos anos. É mais ou menos consensual que economia brasileira não deve crescer muito no próximo ano e com a economia crescendo de forma moderada a indústria também não prevê um crescimento explosivo para o próximo ano”, disse Campelo.

 

 

RMT Online

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS

Mais Lidas

ORLA DE FÁTIMA DO SUL - FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGANDO
Frente fria se aproxima com pancadas de chuvas e tempestades, veja na previsão
JATEÍ - TUDO DEFINIDO
Estão preparados?, Shows e datas definidas para a maior festa do MS, a Festa da Fogueira de Jateí
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul amanheceu triste com o falecimento do amigo Martins, pai do Cleber da SOS Celulares
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls