Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 8 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Inflação ganha força com alta do etanol e encarece alimentos

6 Mai 2011 - 05h29Por R7

O velho inimigo dos brasileiros parece estar de volta. A cada mês, a inflação tem ocupado espaço não só na mesa das famílias, mas no aluguel, na escola e agora no posto de combustível.

Devido a entressafra da cana de açúcar, que é o período intermediário entre uma safra e outra, o álcool está mais caro na bomba e também na mistura da gasolina. Com isso, abastecer o carro tem pesado cada vez mais no bolso e também na formação do índice geral de inflação, que ganha força a cada novo aumento de um setor.

Nesta sexta-feira (5), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) do mês de abril que, ao que tudo indica, deve continuar a encostar na meta do governo, que é de 4,5% ao ano.

Na prévia divulgada no final do mês passado, a inflação estava em 0,77% no mês, levemente menor que a registrada em março, mas ainda assim comprometendo o sistema de metas do governo. Como o regime permite oscilação de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, o teto de 6,5% já estaria sendo atingido. Caso as projeções de abril sejam confirmadas, a inflação acumulada estaria em 6,4%.

Para tentar frear o dragão, o governo tem feito de tudo nos últimos meses. Na mesa, estão sendo analisadas desde uma redução na mistura do álcool na gasolina, ao repasse do controle do etanol à ANP (Agência Nacional de Petróleo) como também um novo aperto na taxa básica de juros, a Selic.

Desde o ano passado, foram retirados os estímulos à economia, como a redução do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) e o Banco Central decidiu pelo aumento gradual da taxa Selic, que passou do menor valor da história, de 8,75%, para 12,25% ao ano.
 Com isso, o governo conseguiu puxar um pouco a rédea do consumo desenfreado dos brasileiros. Com taxas bancárias mais salgadas, ele se viu obrigado a repensar os prazos, as formas de pagamento e abandonar o cartão de crédito.

No entanto, outros fatores parecem ir contra aos esforços. Com a instabilidade do clima e a alta procura por alimentos, os comerciantes estão tendo que reajustar os preços toda a semana, o que tem pegado de surpresa toda a ida da dona de casa à feira. Os serviços básicos, como salão de beleza, a diarista, o curso de inglês, aluguel e transportes acabam entrando na dança.

Aos brasileiros, a solução tem sido voltar a usar as "armas" antigas, como intensificar a pesquisa de preço, substituir os produtos na mesa, evitar as compras parceladas e trocar o carro e o ônibus pela bicicleta. Segundo especialistas e também porta-vozes do governo, a previsão é que a inflação comece a desacelerar nos próximos meses, indo de encontro ao centro da meta, de 4,5%.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Prefeitura Municipal de Fátima do Sul Ajude
Solidariedade em Ação: Fátima do Sul mobiliza ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Ajude
Prefeitos da região se unem em solidariedade as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí

Mais Lidas

FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
1a Expo Iguatemi
Fatimassulense Lucas Barbosa conquista o pódio no rodeio e fica entre os 5° melhores em Iguatemi-MS
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
FRENTE FRIA CHEGANDO
FRENTE FRIA chega nos próximos dias e quebra onda de calor com mudança brusca no tempo; CONFIRA
TRAGÉDIA
'Te amarei eternamente': filha se despede de Juliana após trágico acidente em MS