Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 7 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Instituições federais de ensino discutem fim do vestibular

2 Dez 2006 - 07h45
Doze instituições federais de ensino, juntamente com o Ministério da Educação (MEC), apóiam um plano para acabar com o foco profissionalizante da educação superior e substituir o vestibular pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Entre os apoiadores do projeto estão as Universidades Federais do Rio de Janeiro (UFRJ), da Bahia (UFBA) e do Ceará (UFC), além da Universidade de Brasília (UnB).

A idéia está em debate no 1.º Seminário Nacional da Universidade Nova - Reestruturação da Arquitetura Acadêmica da Educação Superior no Brasil, que começou na quinta-feira, em Salvador (BA), marcado por manifestação de estudantes e pela ausência do ministro da Educação, Fernando Haddad.

O evento, que segue até este sábado, reúne reitores, diretores e professores das 57 Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (Ifes) e representantes do MEC.

O projeto em discussão, o Universidade Nova, prega a alteração de foco do curso superior, que deixaria de ser profissionalizante desde o começo e passaria a abranger áreas temáticas, como saúde, artes e humanidades, por exemplo - os chamados Bacharelados Interdisciplinares (BIs).

"Depois de três anos, o estudante torna-se bacharel na área escolhida e tem a opção continuar a graduação em áreas específicas", explica um dos principais defensores da proposta, Naomar Almeida Filho, reitor da UFBA.

De acordo com ele, a mudança traria benefícios imediatos, como o aumento da capacidade da universidade de receber novos alunos - selecionados pelo Enem - e o fim da precocidade na escolha profissional. "O que estamos propondo já é aplicado em algumas das melhores universidades do mundo", diz.

Mas, nas ruas, representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFBA distribuíam panfletos e conversavam com os pedestres sobre os pontos negativos do projeto.

"A Universidade Nova tem um problema central: apesar de atrair mais alunos para os BIs, não dá condições às instituições de ensino para formar mais pessoas nas carreiras profissionalizantes", argumenta Rafael Bastos, do DCE. "Aí, se o estudante é bacharelado em uma área do conhecimento e não consegue vaga em um curso profissionalizante, como vai para o mercado de trabalho?"

Alguns professores também temem efeitos negativos da proposta. "Se houver mais ingresso de estudantes nas instituições, é possível que a qualidade dos cursos, de forma geral, caia", acredita um docente da faculdade de Física da UFBA, que preferiu não se identificar.

"Ainda não chegamos a um acordo, por exemplo, sobre como vamos promover a passagem dos estudantes dos BIs para os cursos profissionalizantes", diz Almeida Filho. "É um dos pontos que vamos debater até amanhã (sábado)."

Ele é taxativo, porém, quanto à questão da queda de qualidade do ensino por causa da maior quantidade de alunos. "A questão da qualidade de ensino não está tão ligada à relação professor por aluno, mas à grade curricular dos cursos, que é muito limitada, hoje", acredita.

 

 

Agência Estado

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Prefeitura Municipal de Fátima do Sul Ajude
Solidariedade em Ação: Fátima do Sul mobiliza ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Ajude
Prefeitos da região se unem em solidariedade as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí

Mais Lidas

Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
Entretenimento
Simone Mendes confirma presença no 37° aniversário de Vicentina veja o vídeo
COMPROMISSO COM MS
Em exposição agropecuária de Glória de Dourados, governador reforça compromisso com municipalismo
FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
Tereré é tradição em MS (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)TERERÉ
Tereré é paixão sul-mato-grossense, mas vale ingerir apenas a bebida com termômetros acima dos 35&or