Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 2 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Israel e Hezbollah respeitam cessar-fogo no Líbano

14 Ago 2006 - 08h39
 

Entrou em vigor nesta segunda-feira um cessar-fogo no Líbano entre o grupo Hezbollah e Israel, apoiado pela ONU (Organização das Nações Unidas). Quando o cessar-fogo foi iniciado, 1h de MS, Israel disse que continuaria a manter um bloqueio aéreo e marítimo ao Líbano e que as tropas responderiam se fossem atacadas. O líder do Hezbollah, xeque Hassam Nasrallah, prometeu no fim de semana que os militantes dele respeitariam o cessar-fogo, mas resistiriam a qualquer presença continuada das tropas israelense no Líbano depois que o acordo entrasse em vigor, gerando temores de novos combates.

Israel diz que as tropas dele permanecerão no Líbano até que uma força internacional de paz tome o controle da região, o que poderia levar semanas. Os ataques aéreos de Israel continuaram até 15 minutos antes do início do cessar-fogo, atingindo áreas no leste e no sul do Líbano.

Durante a madrugada, antes de o acordo entrar em vigor, a violência continuou no país, com diversos bombardeios da Força Aérea israelense que deixaram pelo menos sete libaneses mortos. Uma oitava pessoa morreu em um ataque a um campo de refugiados palestinos. Mais de mil libaneses e 155 israelenses já foram mortos desde o início do conflito, no dia 12 de julho.

No domingo, véspera da entrada em vigor da trégua, pelo menos 23 civis libaneses e cinco soldados israelenses morreram no Líbano. O Hezbollah disparou 250 mísseis contra Israel. O governo libanês e o Hezbollah não se pronunciaram desde o início da trégua.

Reunião adiada

No domingo, o gabinete do Líbano adiou uma reunião em que discutiria a implementação do cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah. O adiamento foi anunciado horas depois de o governo de Israel aceitar a resolução da ONU que previa a trégua e outras medidas para dar fim ao conflito no Líbano que já dura mais de um mês. O governo libanês já havia aprovado os termos da resolução no sábado à noite, mas o gabinete, que inclui dois ministros do Hezbollah, teria se dividido quanto ao trecho que pede o desarmamento do grupo.

Um assessor do primeiro-ministro libanês, Fuad Siniora, disse que as discussões foram suspensas por tempo indeterminado, mas não explicou por quê. Ainda não está claro se o adiamento atrasará o envio de 15 mil tropas libaneses ao sul do país, medida que também está prevista na resolução.

Pior dia

Na véspera do início do cessar-fogo, o Exército de Israel informou que os 30 mil soldados dele no sul do Líbano enfrentaram um dos piores dias de confrontos desde o início do conflito no país. Segundo o Exército, tropas israelenses teriam alcançado o rio Litani, determinado pelo plano de paz da ONU como o limite para os militantes do Hezbollah.

Segundo a agência de notícias Associated Press, cerca de 90 minutos após o anúncio do adiamento libanês, Israel lançou três mísseis em redutos do Hezbollah no sul do Líbano. Pelo menos uma mulher e três crianças morreram. Também houve ataques em diversos pontos da capital Beirute. Pelo menos uma criança morreu.

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS

Mais Lidas

Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
FOTO: ASSESSORIAINAUGURAÇÃO
Atendendo Fátima do Sul e região, inaugurou na última 5ª-feira Vanessa Parpinelli Estética Avançada
TRAGÉDIA
Motociclista bate em poste e morre em cidade de MS