Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 1 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Jateí atende gestantes com projeto Saúde Materno Infantil

20 Jul 2007 - 09h39

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, gerenciada por Ademar Caetano, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, administrada pela primeira-dama Maria Aparecida Neres Leite, o município de Jateí desde o ano passado executa o projeto Saúde Materno Infantil, direcionado às gestantes da cidade e do distrito de Nova Esperança.

 

No entanto no último dia 18 a equipe da saúde realizou junto as gestantes a reunião do mês de julho, sob o tema Cuidados com o recém nascido, proferido pela enfermeira do PSF (Programa Saúde Familiar) Urbano1, Karimi Cavazzani no Centro do Idoso Letícia Silva de Oliveira. Na ocasião foram sorteados alguns brindes as participantes.

 

O projeto conta com o apoio integral do prefeito Eraldo Jorge Leite (PL) onde as gestantes tende a serem orientadas, através de reuniões mensais, sobre os cuidados que devem ter durante a gestação e após o nascimento do bebê. São oferecidas sugestões para manter a saúde saudável, com acompanhamento durante o período da gravidez, até os seis meses de vida da criança. A coordenação do programa é de responsabilidade da equipe de saúde, através do PSF Urbano 1, composto pela nutricionista Carla Cristina de Oliveira, enfermeira Karimi Cavazzani e as agentes comunitárias de saúde Rosimeire Martins, Edna Torrezan e Josianne Siqueira.


Atualmente as reuniões estão sendo realizadas no Centro Social João Quelé Ramos, com diversos temas relacionados à gestação, lactação, até a alimentação complementar e adequada. São utilizados materiais didáticos como cartilha, vídeos e cartazes, com palestras com diversos profissionais como psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e fonoaudióloga.


Segundo a enfermeira Cavazzani, a intenção é atender 100% das gestantes do município, mas as mulheres grávidas que residem em Jateí, que desejam participar do projeto devem procurar os agentes comunitários ou comparecer no centro de saúde. Desde o início do projeto em torno de 36 gestantes foram atendidas.
“A gravidez normal é acompanhada por diversas alterações fisiológicas e psicológicas, que afetam quase todas as funções orgânicas da gestante”, observa Cavazzanii, justificando que, “pensando nisso, estamos orientando as futuras mães sobre as alterações que ocorrem em seu corpo e como agir com a chegada do bebê, tornando esta adaptação facilitada”.

 

No último mês da gestação as grávidas carentes, que participarem do projeto receberá da Assistência Social o kit bebê contendo o enxoval completo. Neres Leite afirma que a intenção é atender as mães carentes e as emergências, visando à integração social das famílias, lembrando que desde o inicio do projeto já foram entregues mais de 20 kits.

 

 

Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS

Mais Lidas

FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Jornal São Carlos AgoraLAMENTÁVEL
Casal é encontrado morto em carro
Foto: Redes Sociais CRIME EM MS
Cabeleireira é morta a tiros em MS
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina