Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 7 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Jornalistas da fronteira querem aperfeiçoamento profissional

25 Mai 2011 - 10h09Por Dourados News

Durante o Encontro Internacional de Jornalistas Brasil-Paraguay, realizado pelo Sebrae-MS em Ponta Porã na última sexta-feira (20), o prof. Dr. Marcelo Cancio da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ministrou palestra sobre “Características do Jornalismo de Fronteira”. Ele apresentou a pesquisa em desenvolvimento na universidade e que está tentando levantar os veículos existentes e conhecer as características e necessidades dos profissionais que atuam na linha de fronteira entre Mato Grosso do Sul e Paraguai.

Por enquanto foram contatados 15 veículos, com 64 profissionais atuando diretamente na comunicação e outros 20 no setor administrativo. Até o dia do evento, responderam ao questionário da pesquisa, 12 homens e duas mulheres, sendo que quanto à escolaridade, 50% possuem Ensino Médio, 4% Superior Incompleto, 1% Superior Completo e 2% não responderam a esse quesito.

Esses entrevistados apontaram como necessidade maior a formação e capacitação educacional, entre elas cursos de idioma, locução, fotografia, edição de audiovisual, marketing e vendas. Levantaram a possibilidade de parcerias com as universidades e instituições educacionais para a realização de projetos de extensão.

Depois desse item apresentaram as dificuldades com a falta de liberdade de expressão e a insegurança, causada pela influência do narcotráfico na região. Querem melhores equipamentos, facilidade para transporte e percebem que precisam dominar a língua estrangeira para a comunicação com paraguaios. Como acontece em todo país, também reclamaram do monopólio dos meios de comunicação por um mesmo grupo empresarial.

A presidenta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados (Sinjorgran), Karine Segatto, colocou a entidade como possível parceria da pesquisa, porque também precisa saber quem são e quais as dificuldades dos jornalistas nos municípios da área de atuação do sindicato. Quanto à necessidade de formação profissional, informou que o Sinjorgran está em contato com a UFGD para que o plano de expansão contemple um curso de Jornalismo na universidade, beneficiando a região com um curso gratuito mais próximo que o da UFMS.

Durante o encontro, os participantes colaboraram com o estudo e também preencheram o questionário. Mais informações sobre a pesquisa estarão disponíveis em breve no site www.jornalismonafronteira.ufms.br .

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Prefeitura Municipal de Fátima do Sul Ajude
Solidariedade em Ação: Fátima do Sul mobiliza ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Ajude
Prefeitos da região se unem em solidariedade as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí

Mais Lidas

Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
Entretenimento
Simone Mendes confirma presença no 37° aniversário de Vicentina veja o vídeo
COMPROMISSO COM MS
Em exposição agropecuária de Glória de Dourados, governador reforça compromisso com municipalismo
FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
Tereré é tradição em MS (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)TERERÉ
Tereré é paixão sul-mato-grossense, mas vale ingerir apenas a bebida com termômetros acima dos 35&or