Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 18 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Lei do Vale Universidade será assinada hoje à noite

16 Nov 2009 - 09h53Por Notícias.MS

Mato Grosso do Sul é um lugar de oportunidades. Oportunidade de trabalho, de novos negócios e de estudo. O governo do Estado prioriza a área social e incentiva a geração de emprego e renda por meio da educação. Os programas de benefício do executivo estadual voltados ao estudo acadêmico, Vale Universidade e Vale Universidade Indígena, proporcionam a 800 jovens sul-matogrossenses a oportunidade de cursar o ensino superior.

      Com a intenção de que o benefício seja garantido ao estudante, o governador André Puccinelli e a Assembleia Legislativa transformaram os programas em Lei, que será assinada hoje (16), às 19h, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, com a participação da secretária de Trabalho e Assistência Social Tania Mara Garib, entre outras autoridades.

       O Vale Universidade oferece auxílio financeiro a estudantes matriculados em cursos presenciais, de licenciatura e bacharelado, em universidades públicas e particulares conveniadas de Mato Grosso do Sul. Para participar do programa o acadêmico deve ter renda pessoal, igual ou inferior, a R$ 750,00 ou renda familiar de até R$ 1,8 mil.

       Os alunos inseridos no programa, que cursam instituições particulares de ensino, recebem desconto de 70% no valor da mensalidade do curso, sendo 50% subsidiado pelo  governo do Estado – o valor não deve ultrapassar um salário mínimo- e 20% oferecido pelas faculdades particulares conveniadas. Já os estudantes de universidades públicas recebem benefício referente a média aritmética em valores de cursos oferecidos pelas instituições particulares.

      Este ano, o programa contou com 45 instituições de ensino superior conveniadas em todo o Estado. A partir do ano que vem serão incluídas a Faculdade de Educação de Costa Rica (Fecra) e Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS).

        Prática do estudo

      O conhecimento adquirido em sala de aula é colocado em prática com a realização de atividades complementares de 20 horas semanais, cumpridas em jornadas de quatro horas diárias em órgãos e entidades da administração pública estadual, municipal, federal ou organizações não-governamentais (ONGs). A superintendência de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social dá prioridade para que os alunos realizem as atividades na área relacionada ao curso superior freqüentado.

        Vale Universidade Indígena

      A efetiva atuação da secretária Tania Mara Garib à frente da Secretaria de Trabalho e Assistência Social do Estado, garantiu também a implementação do programa Vale Universidade Indígena, que é voltado aos alunos com descendência indígena matriculados em curso de graduação na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

      Para pleitear o benefício financeiro, os interessados devem comprovar a origem, mediante apresentação do Registro Nacional Indígena e possuir carteira de Identidade expedida pela Fundação Nacional do Índio (Funai); a família não pode possuir renda superior a três salários mínimos e deve residir no Estado por mais de dois anos.

      Com o incentivo, o governo do Estado busca proporcionar uma oportunidade para o jovem universitário aprimorar sua formação profissional e oferecer melhores perspectivas de trabalho e renda.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Saúde Delicada
O Ator Tony Ramos passa por cirurgia de emergência na cabeça para tratar sangramento cerebral no RJ
Ajude o RS
Culturamense registra a devastação de Lageado durante entrega de 21 toneladas de donativos
Fotos: Saul Schramm BOMBEIROS DE MS EM AÇÃO NO PANTANAL
Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 área
SOLIDARIEDADE AO RIO GRANDE DO SUL
De Fátima do Sul e Culturama: Carreta com 17 toneladas de donativos chega a Roca Sales, RS
OLHA A HISTÓRIA
Mulher fica em coma por 17 dias após tomar remédio para cólica

Mais Lidas

FOTO: ILUSTRATIVAFÁTIMA DO SUL - CARRETA TOP DANCE
Com falhas técnicas e documentais, prefeitura não expede alvará para transporte da Carreta Top Dance
EXPORAMA 2024EXPORAMA 2024 - VEJA PROGRAMAÇÃO
Com Laço, Rodeio, Shows e entrada franca, prefeita anuncia programação do aniversário de CULTURAMA
Motocicleta ficou totalmente destruída - Foto: IvinoticiasIVINHEMA - ACIDENTE FATAL
ACIDENTE FATAL: Colisão frontal na BR-376 deixa motociclista morto em Ivinhema
SOLIDARIEDADE AO RIO GRANDE DO SUL
De Fátima do Sul e Culturama: Carreta com 17 toneladas de donativos chega a Roca Sales, RS
IPEZAL DE LUTO
Ipezal se despede de Vilson Ferreira dos Santos, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento