Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 27 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Leia o artigo "Um Conto de Natal" de Reinaldo Rodrigues

26 Nov 2004 - 18h08

UM CONTO DE NATAL

 

*Reinaldo Rodrigues

 

Lá estava a mesa arredondada, decorada a caráter, isto é, saltavam aos olhos as tradicionais cores natalinas, o vermelho, o verde e o dourado, nas guirlandas, na toalha de mesa, nos enfeites natalinos de cor brilhante e chamativa e até mesmo nos guardanapos de linho, dobrados da maneira tradicional, os talheres dourados refletiam a luz mortiça do ambiente, além de ricos castiçais com velas compridas, torneadas, vermelhas e brancas.

Sobre a riquíssima mesa sobressaiam os assados, os embutidos, as frutas, as castanhas, os doces, os panetones, as passas e as frutas, que davam um pouco de tropicalidade aos alimentos ali oferecidos.

Em uma mesa menor, ricamente decorada estavam os vinhos, as champanhes, copos e taças de variadas formas e tamanhos e do mais puro e transparente cristal trabalhado, os refrigerantes acondicionados em belas jarras, tudo enchia os olhos dos presentes.

Acercaram-se das mesas primeiro a criançada, meninas, meninos de idades variadas, depois jovens e adultos, todos com os cabelos mal alinhados, rostos, pés e mãos descuidados e encardidos, vestiam roupas velhas, gastas e que a muito não viam água e sabão.

Todos se afastaram um pouco quando o pai e a mãe se aproximaram daquela fartura toda, olhos fundos, faces encovadas e maceradas pela fome que a muito lhes castigavam o corpo e o espírito.

Pensava ele, o pai : aquele era um dia diferente, tinha a família toda saído cedinho para a cidade, pois era dia de Natal e aqueles que tem muito normalmente tem o coração abrandado e estão sempre mais dispostos a dar uma ínfima parte daquilo que está sobrando em casa, é pois dia de pedir e receber dos privilegiados da sociedade.

Perambularam pela cidade toda, e onde pediram só ouviram nãos e as tradicionais desculpas, tais como : passa mais tarde! a  patroa não está! minha mãe saiu!

No comércio, eram enxotados pelos seguranças, com os costumeiros : vamos, vamos, saiam logo daqui! Ou até mesmo com pequenos safanões.

A tarde vinha chegando, então o pai chamou os filhos e mulher e lhes disse :  logo escurecerá, vamos embora e na volta vamos tentar arrumar alguma coisa.

Ele voltando ao presente e sem entender, pensou: quem seria a pessoa ou as pessoas que trouxeram para seu casebre, todas aquelas coisas, só havia visto aquilo em velhas revistas catadas no lixo dos bairros luxuosos, nada havia conseguido durante o dia todo em que mendigara pela cidade, matutou ele. Afastou-se um pouco para o lado e chamou a  esposa e os filhos, que ainda boquiabertos, fitavam embevecidos toda aquela riqueza, dizendo-lhes : “Deus lembrô de nóis! Deus lembrô de nóis! Vamu comê! Vamu! Vamu!”    

“Então, o pai percebeu que embora estivessem todos se movimentando, ninguém conseguia tocar os alimentos,” em seguida sentiu alguém tocar-lhe fortemente o ombro e ouviu, primeiro ao longe, mas logo em seguida nitidamente : “Zé! Zé! Acorda Zé! Tá sonhano cum quê, ôme? Vamu logo pro lichão. Osorubú já tão lá. As criança tem que cumê. Hoje é dia de Natá. Vamu Zé! Alevanta ôme.”

 

 

Reinaldo Rodrigues de Almeida

Advogado na cidade de Fátima do Sul.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS