Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 3 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
DOURADOS

Lombadas começam emitir multas no sábado

28 Dez 2009 - 05h28Por Diário MS
A partir deste sábado, 2 de janeiro, as lombadas eletrônicas instaladas em Dourados iniciam a emissão de multas a condutores que ultrapassarem a velocidade máxima permitida. Os redutores de velocidade foram instalados em novembro, mas o prazo foi ‘alargado’ por decisão do governador André Puccinelli (PMDB). Desde o início do mês alguns equipamentos já vinham emitindo notificações, mas os condutores reclamaram que não foram avisados com antecedência. Em Dourados, são em torno de 40 equipamentos instalados em vários pontos da cidade.
Até sexta-feira, 1º de janeiro de 2010, os redutores de velocidade continuam funcionando em caráter educativo. No entanto, até ontem à tarde, vários equipamentos ainda estavam desativados, sem registrar a velocidade dos veículos – situação verificada em vários pontos, como na rua Hayel Bon Faker e na avenida Guaicurus. A partir de sábado, os condutores devem ficar atentos e respeitar o limite máximo de velocidade imposto pelos equipamentos. Na área urbana, a velocidade máxima permitida pelas lombadas é de 30 ou 40 quilômetros por hora e a multa é calculada de acordo com o percentual em que a velocidade máxima permitida foi ultrapassada.
Além da punição administrativa, ultrapassar a velocidade imposta pelos redutores de velocidade também gera infrações que variam de grave (5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação) a gravíssima (7 pontos). Os redutores de velocidade em Dourados e várias regiões de Mato Grosso do Sul ficaram desativados por pelo menos cinco anos. Este ano, após solução de problemas jurídicos envolvendo o processo licitatório, o governo do Estado determinou a reativação dos equipamentos em todo o Estado – sempre dependendo, apenas, da anuência dos prefeitos.
Em Dourados, a instalação das lombadas começou em novembro, com readequação e substituição dos equipamentos antigos. Mais modernas, as novas lombadas eletrônicas também flagram motocicletas e têm como principal objetivo tornar o trânsito mais seguro a partir da redução da velocidade dos veículos.
“O objetivo é a redução de acidentes, é salvar vidas”, destaca Carlos Henrique Santos Pereira, diretor-presidente do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito). A definição dos pontos para colocação dos equipamentos foi feita com base em estudos de ocorrências. “São locais de conflito, e as lombadas têm o objetivo de disciplinar o trânsito”, completa. Os equipamentos estão sinalizados, com informações claras aos condutores sobre o limite máximo permitido de velocidade, visando o tráfego seguro. A partir do dia 2 de janeiro, começarão a ser aplicadas multas aos infratores.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS

Mais Lidas

ORLA DE FÁTIMA DO SUL - FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGANDO
Frente fria se aproxima com pancadas de chuvas e tempestades, veja na previsão
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
Neste momento de dor, muitos usaram as redes sociais para prestarem homenagens / Redes sociaisDESPEDIDA
Despedida: 'Linda e amável'; ainda em choque, amigos se despedem e de Ana Gabriela morta em acidente
Religião
Nesse domingo a Paróquia Rainha dos Apóstolos em Vicentina realiza o primeiro retiro para mulheres