Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 28 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Lula afirma que até 2012 não faltará energia no Brasil

15 Mai 2007 - 05h30
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu nesta segunda-feira, 14, que até 2012 não faltará energia elétrica no País. Em entrevista concedida na sede da Siemens, em Jundiaí (SP), Lula afirmou: "com toda garantia, até 2012 não faltará energia. E para que não falte depois, nós precisamos fazer o que estamos fazendo no PAC", destacou.

Ao descartar um apagão no setor elétrico brasileiro, Lula disse que o PAC já está em execução e com obras neste setor. A declaração foi um resposta à cobrança que recebeu da direção da Siemens para que o PAC seja colocado rapidamente em execução. O presidente esteve hoje na sede da Siemens para participar da inauguração das novas instalações de geração, transmissão e distribuição de energia da empresa.

O discurso de Lula durou cerca de meia hora e boa parte dele foi dedicada a um balanço das ações de sua administração, sobretudo no campo energético. Segundo o presidente, das 459 ações na área de infra-estrutura energética do PAC, 39% já estão em obras. Ele citou também que neste setor existem 279 ações com projetos já licitados. Na área de geração de energia, Lula disse que existem 56 projetos de hidrelétricas, 17 em estudo e elaboração, 18 em estudos de viabilidade, com a licença ambiental já aprovada, e três grandes hidrelétricas em construção.

O presidente afirmou que sua administração "vai fechar o ano de 2007 com 23% de tudo o que foi feito no Brasil em 123 anos na área de linhas de transmissão de energia". Além disso, Lula informou que outros 8.819 quilômetros de linhas de transmissão serão concluídos até 2010.

Na sua avaliação, será possível evitar problemas de apagão porque o Brasil estará interligado. "Hoje só falta ligar o Norte e o Nordeste. A ligação de todo o sistema elétrico brasileiro é fundamental para não faltar energia no País", disse.

Durante discurso, o presidente Lula chamou a atenção para o fato de o Brasil ter ainda 18 mil escolas públicas sem energia elétrica. "São escolas pequenas, mas isso não interessa porque são brasileiros com direito a ter a mesma energia elétrica que hoje está presente nesta inauguração". Ele previu que até o final do ano que vem seu governo vai atender a todas estas escolas. "Vocês da Siemens vão produzir mais e os funcionários vão poder pedir aumento de salário", brincou. Neste momento, Lula foi efusivamente aplaudido pelos funcionários da empresa.

O presidente disse também que até o final do ano que vem a meta do programa luz para todos, que é levar energia elétrica para 12 milhões de famílias, será atingida.

No balanço do programa já realizado por sua administração, o presidente informou que foram instalados 2,470 milhões de postes, cinco vezes o número de postes da cidade de São Paulo, e 470 mil quilômetros de cabos de fios, o que daria para dar 12 voltas ao planeta. "O PAC está assegurando R$ 8,7 bilhões para dar continuidade ao programa Luz para Todos", citou.

 

 

Estadão

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
FOTO: JORNAL DA NOVAACIDENTE FATAL
Motociclista morre e mulher fica ferida em acidente na BR-376
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Eduir Nunes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
(Redes sociais)DESPEDIDA
Familiares lamentam morte de casal em acidente; 'Sua sonhada moto veio e a mesma nos tirou você'