Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 6 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Lula na UFGD: Após 30 anos, Dourados volta a receber presidente

19 Ago 2010 - 11h58Por Fátima News

A presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a entrega e lançamento de obras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em 24 de agosto, marca um momento histórico de Dourados, com toda a repercussão nacional que representa a visita de um presidente da república em uma cidade.

Desde a emancipação política da cidade, em 20 de dezembro de 1935, apenas quatro presidentes estiveram em Dourados: Juscelino Kubitschek (1957), João Goulart (1963), Ernesto Geisel (1976) e João B. Figueiredo (1980).

Lula é o primeiro presidente eleito pós—Ditadura Militar a estar na cidade. Também esteve aqui enquanto líder sindical para a fundação do PT (Partido dos trabalhadores) local e outra vez enquanto candidato à presidência.

Agora o motivo da agenda é a UFGD, instituição criada pela Lei Nº 11.153, de 29 de Julho de 2005, e que desde então recebeu aproximadamente R$ 80 milhões de investimentos federais em obras, grande parte por causa do REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais).

DOURADOS E OS PRESIDENTES

Getúlio Vargas sobrevoou a região em 1941, antes da criação da CAND (Colônia Agrícola Nacional de Dourados. No entanto, o primeiro a pisar na cidade foi Juscelino Kubitschek, em 1957, para inauguração da rodovia, na época cascalhada, que ligava Dourados a São Paulo, a BR- 163. A recepção foi realizada no Clube Social e uma das fotos estão no livro “Memória Fotográfica de Dourados”, organizado por Regina Heloiza Targa Moreira. Na foto Juscelino aparece com Ponce de Arruda e Filinto Muller.

Em 1963, quem veio foi o presidente João Goulart para entregar os títulos das terras aos colonos da CAND. O livro de Regina Heloiza registra a comitiva de autoridades, na Avenida Marcelino Pires, que acompanhou o presidente desde o aeroporto até o palanque erguido na Praça Antônio João.  O prefeito nesse período era Napoleão Francisco de Souza e a agenda ainda contou com reunião na casa do prefeito.

Já o presidente Ernesto Geisel esteve em Dourados em 1976 para o lançamento do Prodegran (Programa Especial para o Desenvolvimento da Região da Grande Dourados) que tinha como objetivo estimular e apoiar a produção agrícola, com várias ações, como o melhoramento de estradas, para escoamento da safra, por exemplo. Fez discurso no palanque em frente à Prefeitura, na Rua Joaquim Teixeira Alves, e de um almoço no Clube Indaiá com o prefeito Totó Câmara.

O último foi João B. Figueiredo, ainda no período de Ditadura Militar. Ele veio em 1980 visitar a Fazenda Itamarati (Ponta Porã) e participou em Dourados, da mesma forma que Geisel, de um evento público em frente à Prefeitura e de um almoço no Indaiá, dessa vez com o prefeito José Elias Moreira.

Confira a galeria de fotos dos presidentes no site:

http://www.ufgd.edu.br/galeria/presidentes-que-visitaram-dourados

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Ajude
Prefeitos da região se unem em solidariedade as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina

Mais Lidas

Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
Entretenimento
Simone Mendes confirma presença no 37° aniversário de Vicentina veja o vídeo
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
COMPROMISSO COM MS
Em exposição agropecuária de Glória de Dourados, governador reforça compromisso com municipalismo
Tereré é tradição em MS (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)TERERÉ
Tereré é paixão sul-mato-grossense, mas vale ingerir apenas a bebida com termômetros acima dos 35&or